Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 09 de julho de 1981, a gigante japonesa dos games Nintendo apresentava ao mundo o seu jogo arcade de maior sucesso de todos os tempos: Donkey Kong.

Nele, um dos primeiros exemplares do estilo “plataforma” de jogos, um malvado gorila arremessa barris que rolam abaixo por uma sequência de plataformas.

Nintendo Donkey Kong 2
A máquina arcade Donkey Kong

Cabe ao personagem “jumpman” subir estas plataformas esquivando-se dos obstáculos para, ao final do percurso, tentar salvar a donzela Pauline, prisioneira do gorila vilão.

Criado por Shigeru Miyamoto, foi um dos maiores sucessos da década de 80, sendo o responsável pela entrada da Nintendo no segmento de jogos eletrônicos, que até então se dedicava a baralhos e brinquedos.

Nintendo Donkey Kong 3
A versão original do jogo para arcade

Seu desenvolvimento começa com a tentativa de obter os direitos de criar um jogo baseado no “triângulo amoroso” Popeye-Olívia Palito-Brutus.

Mas com esta possibilidade frustrada, a Nintendo resolve então recriar esta rivalidade com um novo conjunto personagens, que poderiam futuramente ser utilizados em novos jogos sem o pagamento de royalties.

Assim, neste histórico jogo, eram apresentados ao mundo dois dos personagens mais famosos da história dos games: o mal-encarado gorila Donkey Kong e o carismático encanador Mario.

Um fato curioso é que nessa época o personagem “Mario” ainda não tinha recebido esse nome, sendo conhecido simplesmente como “jumpman”. A “estrela” do game era o Kong!

Nintendo Donkey Kong 5
As famosas versões Game&Watch dos anos 80

Apenas depois do enorme sucesso do arcade é que jumpman foi rebatizado, ganhando vida própria e seus próprios jogos. Pois é, o Mário era um “coadjuvante” originalmente!!! 😊

Por conta da similaridade do personagem com àquele do filme “King Kong“, a Universal Studios processaria a Nintendo sob a alegação de violação de direitos. Contudo, a japonesa sairia vitoriosa conseguindo comprovar a tese de que a expressão “Kong” era de uso corrente em sua terra, como sinônimo da palavra gorila.

Nintendo Donkey Kong 6
Criador e criaturas

A versão original de Donkey Kong foi um dos jogos mais “portados” da história para outras plataformas, tendo existido versões para Amiga, Apple, Atari, Commodore, NES, PC, ZX Spectrum e muitas, mas muitas, outras. O jogo também ganhou novas versões da própria Nintendo ao longo dos anos.

Nintendo Donkey Kong 7
Panfleto de divulgação da época
Donkey Kong Jr

Em 30 de junho de 1982, a Nintendo lançava no Japão o arcade Donkey Kong Jr., sequência direta de Donkey Kong, apresentando uma verdadeira reviravolta na narrativa e em sua jogabilidade.

Isso porque, diferentemente da versão original, os jogadores controlavam agora Donkey Kong Jr., filho do gorila que era o vilão do jogo original e que nesta versão se tornava um protagonista inesperado. Sua missão era resgatar seu pai, que havia sido capturado pelo personagem Jumpman, que tempos depois passaria a ser conhecido como Mario. 😊

Nintendo Donkey Kong 4
Ganharia novas “sequências”

Com gráficos mais coloridos e mecânicas inovadoras, o jogo criado por Shigeru Miyamoto apresentava quatro fases distintas, cada uma com desafios próprios. Sucesso imediato de crítica e público em todo o mundo, consolidaria a Nintendo como uma das principais forças criativas do mercado de videogames.

O jogo Donkey Kong Jr. não apenas expandiria o universo criado por Miyamoto, mas também marcaria a primeira aparição de Mario como antagonista, o que seria uma raridade na história dos jogos.

Provando que sequências poderiam inovar sem perder a essência do original, o arcade seria posteriormente adaptado para outros consoles domésticos, incluindo o Atari 2600 e o NES/Famicom, ampliando ainda mais seu impacto e garantindo seu lugar como um clássico atemporal.

Donkey Kong 3

Terceiro jogo da série Donkey Kong, trouxe mudanças significativas em relação às primeiras edições.

A primeira delas era que, diferente dos jogos anteriores, onde Mario era o protagonista, o herói agora é Stanley, um jardineiro que deve proteger suas flores do ataque de insetos, o mesmo tempo em que lida com o temível gorila Donkey Kong.

Numa dinâmica de jogo bastante diferente das primeiras versões, nas quais Mario tinha que escalar estruturas para salvar Pauline, o novo Donkey Kong 3 lembrava o clássico Space Invaders, onde o jogador controla Stanley, que utiliza um pulverizador de inseticida para afastar Donkey Kong e vários insetos voadores e rastejantes, que tentam atacar seu jardim.

Nintendo Donkey Kong 8
O arcade Nintendo Donkey Kong 3 era lançado

A missão de Stanley é proteger suas flores da invasão destes insetos, enquanto tenta afastar Donkey Kong, que está pendurado em cipós no centro da tela. Armado com seu pulverizador, Stanley deve repelir os insetos e forçar Donkey Kong a subir até o topo da tela para completar cada nível

Ao introduzir um novo personagem e mudar a modalidade de jogo de plataforma para um jogo de tiro vertical, a Nintendo buscou diversificar a série. Apesar de não ter alcançado a mesma popularidade dos jogos anteriores, Donkey Kong 3 foi uma notável tentativa de inovar e expandir o universo de Donkey Kong.

Lançado inicialmente para os arcades, seria posteriormente adaptado para o videogame Famicom/NES, bem como para outros consoles, como o Nintendo Wii, Nintendo Switch e ainda uma versão portátil da série Game & Watch.

Última aparição de Donkey Kong nos arcades como vilão, embora tenha alcançado um sucesso moderado no Japão, amargou um grande fracasso comercial na terra do Tio Sam, especialmente em função da crise que ficaria conhecida como o “crash dos videogames “, no ano de 1983.

Para conhecer ou relembrar:

Que jogar a versão original? Acesse uma versão online aqui neste link.


E você, jogou Donkey Kong em alguma plataforma? Qual a melhor versão na sua opinião?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Comparativo da versão original em diversos consoles
Uma partida completa da versão arcade original
Uma partida de Donkey Kong 3
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *