O jogo Nintendo Donkey Kong de 1981

Em 09 de julho de 1981, a gigante japonesa dos games Nintendo apresentava ao mundo o seu jogo arcade de maior sucesso de todos os tempos: Donkey Kong.

Nele, um dos primeiros exemplares do estilo “plataforma” de jogos, um malvado gorila arremessa barris que rolam abaixo por uma sequência de plataformas.

Nintendo Donkey Kong 2
A máquina arcade Donkey Kong

Cabe ao personagem “jumpman” subir estas plataformas esquivando-se dos obstáculos para, ao final do percurso, tentar salvar a donzela Pauline, prisioneira do gorila vilão.

Criado por Shigeru Miyamoto, foi um dos maiores sucessos da década de 80, sendo o responsável pela entrada da Nintendo no segmento de jogos eletrônicos, que até então se dedicava a baralhos e brinquedos.

Nintendo Donkey Kong 3
A versão original do jogo para arcade

Seu desenvolvimento começa com a tentativa de obter os direitos de criar um jogo baseado no “triângulo amoroso” Popeye-Olívia Palito-Brutus.

Mas com esta possibilidade frustrada, a Nintendo resolve então recriar esta rivalidade com um novo conjunto personagens, que poderiam futuramente ser utilizados em novos jogos sem o pagamento de royalties.

Nintendo Donkey Kong 4
Ganharia novas “sequências”

Assim, neste histórico jogo, eram apresentados ao mundo dois dos personagens mais famosos da história dos games: o mal-encarado gorila Donkey Kong e o carismático encanador Mario.

Um fato curioso é que nessa época o personagem “Mario” ainda não tinha recebido esse nome, sendo conhecido simplesmente como “jumpman”. A “estrela” do game era o Kong!

Nintendo Donkey Kong 5
As famosas versões Game&Watch dos anos 80

Apenas depois do enorme sucesso do arcade é que jumpman foi rebatizado, ganhando vida própria e seus próprios jogos. Pois é, o Mário era um “coadjuvante” originalmente!!! 😊

Por conta da similaridade do personagem com àquele do filme “King Kong“, a Universal Studios processaria a Nintendo sob a alegação de violação de direitos. Contudo, a japonesa sairia vitoriosa conseguindo comprovar a tese de que a expressão “Kong” era de uso corrente em sua terra, como sinônimo da palavra gorila.

Nintendo Donkey Kong 6
Criador e criaturas

A versão original de Donkey Kong foi um dos jogos mais “portados” da história para outras plataformas, tendo existido versões para Amiga, Apple, Atari, Commodore, NES, PC, ZX Spectrum e muitas, mas muitas, outras. O jogo também ganhou novas versões da própria Nintendo ao longo dos anos.

Para conhecer ou relembrar:

Que jogar a versão original? Acesse uma versão online aqui neste link.

Nintendo Donkey Kong 7
Panfleto de divulgação da época

E você, jogou Donkey Kong em alguma plataforma? Qual a melhor versão na sua opinião?

Comparativo da versão original em diversos consoles
Uma partida completa da versão arcade original