Em 23 de setembro de 1889, dois meses antes do Brasil se tornar uma República, Fusajiro Yamauchi realizava, na cidade japonesa de Kyoto, a fundação da Nintendo, gigante dos games.

fundação da Nintendo 2
Sedes corporativas

Originalmente produzindo baralhos com ilustrações floridas feitas à mão, conhecidos como Hanafuda, a empresa atuou ao longo dos anos em diversos outros segmentos (sem muito sucesso) até, nos anos 60, começar a produzir brinquedos.

Daí, para chegar aos videogames na década seguinte, foi um pulo. 😊

fundação da Nintendo 3
Iniciou suas atividades com baralhos e brinquedos

Sua primeira aventura no mundo dos consoles foi o de distribuir no Japão, em 1975, o videogame Odyssey americano.

Pouco tempo depois, em 1977, começavam a comercializar seu próprio produto, o “TV Game 6”, uma das muitas versões domésticas do famoso jogo PONG criadas ao redor do mundo.

fundação da Nintendo 4
Primeiros games eletrônicos domésticos da Nintendo

No início dos anos 80 a empresa demarcava definitivamente seu espaço, com o lançamento do arcade Donkey Kong, que se tornaria um sucesso mundial.

Nasciam ali também seus primeiros jogos portáteis, os “Game & Watch”, outro grande hit.

fundação da Nintendo 5
Famicom e NES, grandes sucessos

Mas foi em 1983 que a Nintendo literalmente “mudaria o mundo” com o lançamento do console Famicom, remodelado e rebatizado depois como Nintendo Entertainment System (NES) quando lançado nos EUA em 1985.

E a indústria americana dos games, falida em 1983, deve, em grande parte, à Nintendo (e ao Mario) sua recuperação.

fundação da Nintendo 6
O fundador

O resto, é história 😊.

Atualmente a Nintendo figura entre as marcas mais valiosas do Japão.

fundação da Nintendo 7
Versões virtuais de alguns de seus games no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, qual foi a primeira criação da Nintendo com a qual você teve contato?

A ascensão da Nintendo
125 anos de história da Nintendo