Em 22 de setembro de 1982, a britânica Jupiter Cantab Ltd lançava o microcomputador Jupiter Ace.

O Jupiter Ace foi um microcomputador para uso doméstico produzido pela empresa britânica Jupiter Cantab Ltd, fundada por Richard Altwasser e Steven Vickers, que haviam trabalhado antes nos projetos de alguns dos primeiros computadores da empresa Sinclair.

E esta influência dos computadores da Sinclair fica clara tanto em na sua aparência, quanto em sua construção, que lembra muito o design dos computadores Sinclair ZX.

microcomputador Jupiter Ace 2
Vistas laterais e traseiras

Sem utilizar nenhum chip customizado em sua construção, contava com uma CPU Zilog Z-80 rodando à uma velocidade de 3,25MHz, memória RAM de 3KB (1KB para programas e 2KB de vídeo), memória ROM de 8KB, dois slots de expansão traseiros (um para memória RAM extra e outro para discos externos e impressoras), conexões para gravador K7, alimentação e saída para TV.

Dispunha de apenas um único modo de vídeo em formato texto, capaz de exibir 24 linhas de 32 colunas com caracteres em preto e branco.

Contudo, por meio de um artifício, redefinindo quaisquer um dos se 128 caracteres, era possível criar imagens “pseudo” gráficas.

microcomputador Jupiter Ace 3
Vista interna

Também possuía limitações em sua capacidade de produzir sons, resumindo-se a emitir bips em seu alto-falante interno, com frequência e duração programáveis.

Mas ele tinha uma peculiaridade: foi pensado desde sua concepção com foco no uso por programadores.

Em vez do interpretador residente da linguagem BASIC comumente encontrado nos computadores da época, o Jupiter Ace fez a opção pela linguagem de programação FORTH, considerada ideal para equipamentos com poucos recursos, podendo chegar a ser dez vezes mais rápida que a linguagem BASIC e usando menos da metade quantidade de memória.

É talvez o único computador pessoal já produzido que tenha um interpretador de linguagem FORTH embutido.

microcomputador Jupiter Ace 4
Anúncios da época

Outra característica interessante é que, diferentemente do Sinclair ZX, que consumia mais de 70% da capacidade da CPU só para gerar o sinal de vídeo, o Ace tinha uma memória de vídeo dedicada, liberando a capacidade do processador para outras operações.

Embora tivesse um preço relativamente baixo de £89,95, não chegou a ser, digamos, um “enorme” sucesso de mercado, com números oficiais de unidades vendidas na casa de 8.000.

Ganharia algum tempo depois uma versão remodelada destinada ao mercado norte-americano, o Jupiter Ace 4000, com um gabinete mais resistente (diferentemente do “plástico de pote de iogurte” do modelo original), 16KB de memória RAM e conector para monitor tipo vídeocomposto.

Em função das baixas vendas, a empresa não durou muito, indo à falência no mesmo ano, fazendo dos exemplares deste computador peças relativamente raras.

A título de curiosidade, o nome “Cantab” vem da abreviação da palavra “Cantabrigian”, que designa quele que pertence ou veio de “Cambridge”.

Íntegra do manual de programação FORTH do Jupiter Ace:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
microcomputador Jupiter Ace 5
Um Jupiter Ace virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, conheceu algum dos modelos do Jupiter Ace?

O Ace por dentro
Alguns jogos do Jupiter Ace