Em março de 1974, a gigante dos games Atari, apresentava as primeiras unidades produzidas do seu arcade (fliperama) repleto de inovações, o jogo Atari Gran Trak 10.

O Atari Gran Trak 10 foi um videogame tipo arcade criado pela Atari em 1973, época em que os jogos eletrônicos começavam a despertar o interesse dos frequentadores de bares e fliperamas.

Com um projeto inicial de Larry Emmons, da empresa Cyan Engineering, teve seu design posteriormente reformulado por Allan Alcorn, após o início da fabricação das primeiras unidades, quando foram descobertas diversas falhas de projeto.

jogo Atari Gran Trak 10 2
A máquina arcade do jogo

Tratava-se de um jogo no qual o participante pilotava um carro em uma pista de corrida (vista por cima), tendo como oponentes os postes que formavam o contorno da pista, curvas fechadas, óleo derramado e o relógio.

As inovações que o game trazia eram muitas. Foi o primeiro arcade a usar chips de memórias do tipo ROM (apenas de leitura) para armazenar os elementos visuais do jogo e a pista.

Era também a primeira vez que um volante, um câmbio e dois pedais eram usados como controles em um arcade.

Embora tenha sido um enorme sucesso, produzindo outras duas versões posteriores (Atari Trak 10 e Atari Gran Trak 20), falhas administrativas e erros ao contabilizar custos levaram a empresa a iniciar sua comercialização perdendo cerca de 100 dólares em cada unidade vendida, gerando um prejuízo da ordem de 500mil dólares para a Atari naquele ano.

jogo Atari Gran Trak 10 3
Panfleto de divulgação da época

Esta história daria ao jogo o título de “o jogo que quase tirou a Atari do mercado”.

Após a correção dos problemas identificados no início da produção em março, o lançamento definitivo se daria em maio de 1974.

Mas este não foi o primeiro jogo comercializado pela empresa. 😊

Nolan Bushnell, fundador da Atari, tinha planos para que um jogo de corrida, inspirado no Speedway da empresa Chicago Coin, fosse o primeiro produto da Atari quando de sua fundação em 72. Mas o Pong, dada sua maior simplicidade de produção, acabou sendo lançado primeiro.

Íntegra do Manual de Operação e Manutenção do Gran Trak 10:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

E você, lembra de algum jogo antigo de arcade do qual mais gostava?

Conhecendo a máquina Gran Trak 10