O fundador da Apple Steve Jobs falecia em 2011

Em 05 de outubro de 2011, aos 56 anos, o icônico Steve Jobs falecia, vítima de câncer pancreático.

Criado por pais adotivos e um dos fundadores da gigante Apple, o inquieto e visionário Steve Jobs trouxe contribuições inegáveis para o mundo da tecnologia, revolucionando a indústria dos computadores, da música e das comunicações móveis.

Primeiro com a criação, junto com Steve Wozniak, dos microcomputadores Apple I e Apple II.

O sucesso comercial do Apple II fez dele, já na década de 80 e aos vinte e poucos anos, multimilionário, muito embora não tivesse nenhuma formação técnica ou em administração de negócios.

Depois, em 1984, entrou novamente para a história com o lançamento do Macintosh.

Demitido da sua própria empresa um ano depois, fundaria a empresa NeXT, em cujos computadores a WEB foi criada, e de onde sairia o embrião do futuro sistema operacional MacOS.

Durante este período ausente, ele também adquiriria a PIXAR, que seria uma das responsáveis por mudar o universo da animação computadorizada.

O fundador da Apple Steve Jobs falecia 2
Deixaria um incrível legado

Após o seu retorno à Apple em 1997, salvaria a empresa da falência e faria novamente história com os: iMac, iPod, Apple Store, iPhone, iTunes, iPad e todos os demais i-sucessos criados por ele…

Jobs faleceu neste dia, às 15h, após lutar por mais de 10 anos contra um câncer no pâncreas.

A repercussão do trágico acontecimento foi enorme em todo o mundo, recebendo só o Twitter mais de 10.000 tweets por segundo. Seus fãs também promoveram vigílias, fazendo com que o escritório de Cupertino (Califórnia) fosse coberto com flores e mensagens.

Em comunicado oficial à época, a Apple disse:

Seu brilho, paixão e energia foram a fonte de inúmeras inovações que enriqueceram e melhoraram todas as nossas vidas. O mundo é incomensuravelmente melhor por causa de Steve“.

O jornalista Walter Isaacson, responsável por sua biografia, escrita ainda em vida, também comentaria:

“Foi o maior executivo de negócios de nossa era, o que mais certamente será lembrado daqui a um século. A história o colocará no panteão ao lado de Thomas Edison e Henry Ford”.

Jobs não chegou a ler a versão final de sua biografia, lançada 1 mês após a sua morte.

E você, qual a criação mais surpreendente da Apple na sua opinião?

Bill Gates fala sobre a morte de Jobs
Programa 60 minutos sobre Steve Jobs