Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 05 de outubro de 1992, a “Big Blue” IBM lançava sua inovadora linha de portáteis, o microcomputador IBM ThinkPad.

Criado para competir com os portáteis Toshiba e Compaq, teve seu nome inspirado nos cadernos de anotações que a empresa costumava distribuir aos funcionários desde os anos 20, em cuja capa figurava o antigo slogan da empresa: “THINK!” (PENSE!).

microcomputador IBM ThinkPad 4
A inspiração para o nome: um dos exemplares do icônico caderno de anotações da IBM

Da longa família que surgiria nos anos seguintes, o primeiro modelo apresentado nesta data foi o ThinkPad 700.

Tinha como “cérebro” um microprocessador Cyrix Cx486SLC, rodando a uma velocidade de 25MHz, memória RAM de 4MB, um disco rígido de 80 ou 120MB, monitor monocromático com resolução de 640×480 e uma bateria que prometia autonomia de 4h.

microcomputador IBM ThinkPad 2
ThinkPad 700: primeiro modelo

Neste mesmo dia, também foram anunciados os modelos 700C (que contava com um monitor colorido) e o 300 (de baixo custo) com uma CPU menos poderosa, o 386SL.

O responsável pelo seu desenho foi o premiado designer alemão Richard Sapper, tido como um dos maiores designers de sua época, que se inspirou no Shōkadō bentō, uma típica caixa de refeições usada no Japão.

Foi uma linha super elogiada durante toda sua vida sob a marca IBM, seja pelo design, seja pela sua qualidade e performance.

microcomputador IBM ThinkPad 3
O revolucionário teclado estilo “transformer” do modelo 701

Seu desenho ainda marcaria a história com o lançamento do modelo ThinkPad 701, cujo projeto inovador do teclado apelidado de “borboleta” está exposto como obra de arte no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Outra de suas inovações foi a introdução do TrackPoint, a famosa bolinha vermelha no centro do teclado que substituía o mouse.

microcomputador IBM ThinkPad 5
Diversos IBM Thinkpads em uso no espaço

Em 1993, um exemplar do modelo Thinkpad 750 chegou ao espaço por meio da missão do ônibus espacial Endeavour da NASA, que tinha como missão reparar o telescópio espacial Hubble.

ThinkPad 755CX

Em 9 de maio de 1995 a linha ThinkPad realizava um enorme salto tecnológico ao ser anunciado o novo modelo IBM ThinkPad 755CX, o primeiro laptop da empresa a incorporar o novo processador Intel Pentium, oferecendo desempenho superior em comparação aos seus predecessores equipados com processadores i486.

Combinando potência e portabilidade, o IBM ThinkPad 755CX consolidaria a reputação da empresa como líder em soluções móveis para profissionais exigentes.

microcomputador IBM ThinkPad 6
ThinkPad 755CX: primeiro modelo com processador Intel Pentium

Para tanto, o ThinkPad 755CX contava com um microprocessador Intel Pentium de de 75 MHz de velocidade, tela TFT de 10,4 polegadas com resolução SVGA (800×600) e 65536 cores, produzindo imagens nítidas e vibrantes. O notebook vinha com 8 MB de memória RAM, expansível até 40 MB, e opções de disco rígido de 540 MB, 810 MB ou 1,2 GB.

Além disso, o 755CX incluía recursos como suporte a PCMCIA, áudio integrado, fax-modem com secretária eletrônica, comunicação por infravermelho e uma moderna bateria de íon-lítio, que oferecia uma autonomia razoável para a época e permitia maior mobilidade aos usuários, ampliando sua versatilidade para diversas aplicações profissionais. Seu design robusto e o já conhecido TrackPoint vermelho no teclado (ícone da linha ThinkPad) fariam dele uma escolha popular entre usuários corporativos que buscavam confiabilidade e desempenho em um formato portátil.

Desde 2004, toda linha de computadores pessoais IBM foi vendida para a chinesa Lenovo, que manteve a marca.


E você, utilizou algum portátil da IBM?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Comercial do IBM Thinkpad
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *