Em 05 de outubro de 1992, a “Big Blue” IBM lançava sua inovadora linha de portáteis, o microcomputador IBM ThinkPad.

Criado para competir com os portáteis Toshiba e Compaq, teve seu nome inspirado nos cadernos de anotações que a empresa costumava distribuir aos funcionários desde os anos 20, em cuja capa figurava o antigo slogan da empresa: “THINK!” (PENSE!).

microcomputador IBM ThinkPad 4
A inspiração para o nome: um dos exemplares do icônico caderno de anotações da IBM

Da longa família que surgiria nos anos seguintes, o primeiro modelo apresentado nesta data foi o ThinkPad 700.

Tinha como “cérebro” um microprocessador Cyrix Cx486SLC, rodando a uma velocidade de 25MHz, memória RAM de 4MB, um disco rígido de 80 ou 120MB, monitor monocromático com resolução de 640×480 e uma bateria que prometia autonomia de 4h.

microcomputador IBM ThinkPad 2
ThinkPad 700: primeiro modelo

Neste mesmo dia, também foram anunciados os modelos 700C (que contava com um monitor colorido) e o 300 (de baixo custo) com uma CPU menos poderosa, o 386SL.

O responsável pelo seu desenho foi o premiado designer alemão Richard Sapper, tido como um dos maiores designers de sua época, que se inspirou no Shōkadō bentō, uma típica caixa de refeições usada no Japão.

Foi uma linha super elogiada durante toda sua vida sob a marca IBM, seja pelo design, seja pela sua qualidade e performance.

microcomputador IBM ThinkPad 3
O revolucionário teclado estilo “transformer” do modelo 701

Seu desenho ainda marcaria a história com o lançamento do modelo ThinkPad 701, cujo projeto inovador do teclado apelidado de “borboleta” está exposto como obra de arte no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Outra de suas inovações foi a introdução do TrackPoint, a famosa bolinha vermelha no centro do teclado que substituía o mouse.

microcomputador IBM ThinkPad 5
Diversos IBM Thinkpads em uso no espaço

Em 1993, um exemplar do modelo Thinkpad 750 chegou ao espaço por meio da missão do ônibus espacial Endeavour da NASA, que tinha como missão reparar o telescópio espacial Hubble.

Desde 2004, toda linha de computadores pessoais IBM foi vendida para a chinesa Lenovo, que manteve a marca.

E você, utilizou algum portátil da IBM?

Comercial do IBM Thinkpad