A aliança IBM-Toshiba-Siemens de 1992

Em 13 de julho de 1992, num desses acontecimentos históricos inesperados, era anunciada a aliança IBM-Toshiba-Siemens para desenvolvimento de chips de memória, empresas gigantes e até então arquirrivais no mercado de chips de computador.

Há exatos 30 anos.

Esta parceria, formada pela estadunidense International Business Machine (IBM), a germânica Siemens AG e a nipônica Toshiba Corp, foi um marco na indústria de semicondutores, sempre pontuada por disputas ferrenhas pela hegemonia no mercado.

O acordo entre as empresas prometia aumentos em capacidade dos novos chips de DRAM [1] da ordem de 16 vezes, chegando a 256 milhões de bits por chip, além de novos microprocessadores e circuitos integrados para o segmento de telecomunicações.

A aliança contemplava, contudo, exclusivamente a etapa de pesquisa tecnológica, ficando a fabricação e comercialização futuras a cargo de cada empresa.

Pesquisadores do departamento de economia de Harvard comentaram à época:

“A economia global não respeita fronteiras e estas empresas estão se tornando extensões uma das outras. É verdadeiramente a chegada de uma grande teia econômica global”.

E você, saberia dizer que atividades estas empresas desempenham hoje em dia?

[1] Patente da memória RAM dinâmica DRAM