A aliança IBM-Toshiba-Siemens de 1992

Em 13 de julho de 1992, num desses acontecimentos históricos inesperados, era anunciada a aliança IBM-Toshiba-Siemens para desenvolvimento de chips de memória, empresas gigantes e até então arquirrivais no mercado de chips de computador.

Esta parceria, formada pela estadunidense International Business Machines (IBM), a germânica Siemens AG e a nipônica Toshiba Corp, foi um marco na indústria de semicondutores, sempre pontuada por disputas ferrenhas pela hegemonia no mercado.

Essa aliança, formada com o objetivo de combinar os recursos e a expertise das três empresas, permitiu o compartilhamento de tecnologias e recursos de fabricação entre elas, impulsionando o desenvolvimento e a produção de chips de memória avançados.

Desde os anos 80 os EUA vinham buscando alternativas pra se manterem competitivos no mercado de semicondutores, especialmente em função do “poderio” crescente dos japoneses nesta área.

Buscaram então nesta época a europeia Siemens como parceira, quando começaram a produzir alguns componentes em uma de suas fábricas na França.

aliança IBM Toshiba Siemens 2
Imagem microscópica encontrada em um dos chips da Toshiba fabricados em decorrência da parceria

Mas a entrada de outros asiáticos nesta disputa, aliada aos custos estratosféricos envolvidos na pesquisa e desenvolvimento de semicondutores de ponta, fizeram com que as empresas ocidentais deixassem de ver os japoneses como “inimigos a serem batidos“, passando a buscar tê-los como parceiros de negócio.

Este acordo entre as empresas prometia aumentos em capacidade dos novos chips de DRAM da ordem de 16 vezes, chegando a 256 milhões de bits por chip, além de novos microprocessadores e circuitos integrados para o segmento de telecomunicações.

A aliança contemplava, contudo, exclusivamente a etapa de pesquisa tecnológica, ficando a fabricação e comercialização futuras a cargo de cada empresa.

Pesquisadores do departamento de economia de Harvard comentaram à época:

“A economia global não respeita fronteiras e estas empresas estão se tornando extensões uma das outras. É verdadeiramente a chegada de uma grande teia econômica global”.

E você, saberia dizer que atividades estas empresas desempenham hoje em dia?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!