Ralph Baer tinha a ideia para o primeiro videogame da história em 1966

Em 01 de setembro de 1966, retornando de uma viagem a trabalho, o engenheiro Ralph Henry Baer tinha a ideia para o primeiro videogame da história.

Naquela altura, já haviam mais de 40 milhões de aparelhos de TV nas residências americanas e a possibilidade de usar estes aparelhos para “outras coisas que não assistir programas” intrigava este alemão naturalizado cidadão estadunidense.

Ralph Baer tinha a ideia para o primeiro videogame da história 2
Os primeiros protótipos

Sua primeira tentativa tinha sido em 1951, em um projeto da empresa norte-americana Loral Electronics (na qual trabalhava), quando propôs integrar ao novo modelo de aparelho de TV em desenvolvimento um “jogo”.

Como resposta, recebeu um “não” retumbante dos superiores.

Ralph Baer tinha a ideia para o primeiro videogame da história 3
A “brown box”, projeto precursor do Odyssey

E claro, depois desse balde de água fria, seu projeto ficaria engavetado por mais de uma década

Mas a ideia que não saída de sua cabeça, acabaria se materializando neste documento de 4 páginas, escrito em 1966 enquanto aguardava numa estação de ônibus, que consolidava os princípios básicos para um jogo que pudesse se utilizar das TVs comuns que existiam nas casas da época.

Ralph Baer tinha a ideia para o primeiro videogame da história 5
Ralph Baer tinha a ideia para o primeiro videogame da história 6
Manuscrito original com a ideia do primeiro videogame

Nele Baer, que agora trabalhava na Saunders Associates, descrevia os conceitos de como seria uma “caixa de jogos para TV”, bem como algumas possibilidades de jogos de tabuleiro, esportes, ação, entre outros.

Nascia aí o embrião daquele que viria a ser o primeiro console de videogame da história: o Magnavox Odyssey.

Ralph Baer tinha a ideia para o primeiro videogame da história 4
Magnavox Odyssey, primeiro videogame doméstico da história!

E assim, 3 anos antes de Neil Armstrong, com um pequeno primeiro passo desse homem, em menos de 10 anos o mundo daria um gigantesco salto na direção do universo dos videogames, uma indústria que movimenta bilhões de dólares anualmente.

Ralph Baer conta sua história em detalhes no livro “Videogames In The Beginning“.

E você, como foi sua primeira vez com um videogame?

Baer e Harrison jogando Ping-Pong
Este homem inventou o primeiro videogame
Entrevista com Baer