O Internet Movie Database IMDb de 1990

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 17 de outubro de 1990, Colin Jeffrey Needham tornava público o Internet Movie Database IMDb, que se tornaria uma das principais fontes de informação sobre filmes, games e streaming em todo o mundo.

A história do IMDb, sigla para “Internet Movie Database”, é, de certo modo, o relato de como a paixão por filmes, combinada com ferramentas computacionais simples, daria origem a um dos mais utilizados sistemas de consulta, pesquisa e catalogação de informações sobre cinema, televisão e entretenimento em geral.

Internet Movie Database IMDb 4
A histórica troca de mensagens na USENET

Sua gênese remonta ao ano de 1990, quando o programador e cinéfilo britânico Colin Jeffrey Needham, decidiria transformar seus registros pessoais de mais e 10 mil filmes assistidos deste os anos 80 em uma espécie de “banco de dados” que fosse compartilhável.

Membro do grupo de notícias da Usenet chamado “rec.arts.movies”, onde fãs de cinema trocavam informações e criavam listas sobre atores, atrizes e diretores, Needham publicaria um conjunto de scripts que permitiria que outros pudessem fazer pesquisas dentro do “banco de dados” que ele havia criado. Este trabalho resultaria, no dia de hoje, na criação da primeira versão tornada pública desde banco de dados, data que passaria a ser considerada como a da criação “oficial” do IMDb.

Internet Movie Database IMDb 2
Aparência do site IMDb em 1996

Tudo bem que, naquela época, o “rec.arts.movies movie database” (como era conhecido), não possuía ainda uma interface gráfica web bonitinha, com formulários interativos e menus. Tudo funcionava com textos, envio de arquivos, listagens e linhas de comando. 😊

Como alguns dos dados também viriam de outros membros do grupo, com os mais variados formatos, Needham ajudaria a padronizar estes registros, tornando possível agregar todos eles em sua base. Ao longo dos anos seguintes, o sistema evoluiria para incluir biografias, resumos de enredos, datas de lançamento, estúdios e outros conteúdos que hoje consideramos normais em um site especializado de cinema.

Com o crescimento da World Wide Web, a grande transformação do sistema ocorreria em 5 de agosto de 1993, quando o IMDb ganharia finalmente uma interface web, permitindo que o projeto, mantido por voluntários ao redor do mundo, alcançasse um público muito mais amplo com um acesso mais fácil e direto a partir de navegadores. Este fato faria do IMDb um dos mais antigos “serviços web” ainda em operação.

Internet Movie Database IMDb 3
Em 2000 o site ganharia um visual mais moderno

Em 9 de janeiro de 1996, buscando maneiras de gerar receita e garantir o crescimento frente a nova “concorrência” de outros sites comerciais, o IMDb deixaria de ser apenas um “hobby”, sendo formalmente incorporado como uma empresa no Reino Unido, a Internet Movie Database Ltd, tendo Colin Needham como um de seus acionistas.

Outro significativo momento da trajetória empresarial do IMDb aconteceria em 24 de abril de 1998, quando a Amazon.com adquiriria a empresa, integrando-a como uma de suas subsidiárias, embora mantendo significativa autonomia operacional. A compra, feita por um valor não divulgado publicamente, garantiria a Needham e à sua equipe os recursos necessários para evoluir o site e expandir drasticamente sua infraestrutura.

Internet Movie Database IMDb 5
O criador do IMDb

Desde então, o IMDb não apenas continuaria a crescer em conteúdo e funcionalidade, solidificando-se como a principal referência online para informações de entretenimento, mas ganharia também uma série de melhorias técnicas, como a inclusão de uma assinatura paga (o IMDbPro), integração com outras bases de dados (como o Withoutabox e o Box Office Mojo) e expansão de escopo para incluir séries de TV, videogames e conteúdo de streaming.

Em 2025, Needham deixaria o cargo de CEO do IMDb, depois de 35 anos, para assumir a posição de presidente executivo, com Nikki Santoro passando a ocupar sua antiga função.


E você, já utilizou o IMDb? Lembra qual foi a primeira informação que pesquisou lá?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Needham conta como criou o IMDb
Matéria jornalística de 2011 sobre o IMDb
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *