O disco ótico Enhanced Versatile Disc EVD para vídeo de 2003

Em 18 de novembro de 2003, na China, o padrão de discos de vídeo Enhanced Versatile Disc EVD era anunciado.

O EVD (Enhanced Versatile Disc) foi um formato de áudio/vídeo digital baseado em um meio óptico (disco), desenvolvido pelo consórcio Beijing E-World Technology, composto pelas empresas chinesas SVA, Shinco, Xiaxin, Yuxing, Skyworth, Nintaus, Malata, Changhong e BBK Electronics (Babukao).

Anunciado no dia de hoje pela agência de notícias Xinhua da República Popular da China, teve seu desenvolvimento iniciado no ano de 1999, em função dos altos custos de licenciamento (royalties) associados aos padrões DVD-Video e MPEG-2, supostamente na faixa de US$ 13 a US$ 20 por aparelho de reprodução fabricado.

Concebido para rivalizar com o DVD, padrão EVD, prometia cinco vezes mais qualidade de imagem, adotava igualmente um meio de armazenamento óptico do tamanho de um CD (120 mm), que é exatamente o mesmo do disco DVD, incluindo o mesmo formado de sistema de arquivos Universal Disk Format (UDF).

disco ótico Enhanced Versatile Disc EVD para vídeo 2
Alguns equipamentos chegaram a ser produzidos

Como o disco era fisicamente um DVD, ele poderia ser lido por qualquer unidade de DVD de computador, permitindo inclusive ser copiado pelos mesmos gravadores de DVD já existentes.

O sistema de codificação (codec) de áudio adotado para o padrão, fornecido pela Coding Technologies, era o Enhanced Audio Codec (EAC), agora em sua nova versão 2.0, que suportava os formatos de áudio mono, estéreo e som surround 5.1.

Sobre os codecs de vídeo, a proposta do EVD era adotar os formatos VP5 e VP6 da empresa On2 Technologies, muito mais eficientes que o formato MPEG-2 Video, capazes de armazenar, em um mesmo o disco DVD, uma versão de alta definição (HDTV) do mesmo conteúdo, o que o padrão DVD-Video era incapaz de fazer.

O novo padrão contemplava também o pagamento de royalties à On2 Technologies pelo uso dos seus codecs, estabelecidos em um patamar muito inferior ao do MPEG-2 Video, na casa dos US$ 2 por aparelho fabricado.

Mas junto com a apresentação dos primeiros protótipos de discos EVD e tocadores em abril de 2004, iniciar-se-ia uma disputa comercial entre a On2 Technologies e o consórcio Beijing E-World.

disco ótico Enhanced Versatile Disc EVD para vídeo 3
A proposta original era o EVD substituir o DVD até 2008

Isso porque a On2 Technologies alegava não estar sendo devidamente paga pelo uso de suas tecnologias, ameaçando recorrer às vias legais por suposta violação de contrato.

Esta história se encerraria um ano depois, com a rejeição de todas as alegações da On2 Technologies e a decisão de que nada havia que ser pago a ela, visto que praticamente nenhum dispositivo de reprodução havia sido produzido pelas empresas do consórcio Beijing E-World.

Mesmo com toda a tecnologia e versatilidade do novo formato EVD, o número de filmes oferecidos no formato foi extremamente pequeno e, apesar de ter sido planejado para substituir o padrão DVD na China até 2008, o formato não ganhou força e acabou caindo no esquecimento, tornando-se mais uma daquelas muitas tecnologias promissoras e inovadoras que nunca chegariam ao mercado.

E você, quais formatos para áudio de vídeo conheceu ao longo de sua vida?

China apresentava o EVD