Em 16 de novembro de 1953, na Universidade de Manchester, o computador Manchester TC era demonstrado, tornando-se o primeiro computador do mundo a usar transistores em sua construção.

Com o advento dos transistores em 1947, os dispositivos eletrônicos foram gradativamente substituindo as antigas válvulas eletrônicas pelos novos componentes ao longo da década seguinte.

E com os computadores não seria diferente.

Caberia aos pesquisadores da Universidade de Manchester Richard Grimsdale e Douglas Webb, liderados por Tom Kilburn, a missão de desenvolver o computador Manchester TC (Transistor Computer), o primeiro computador do mundo a usar transistores no lugar de válvulas termiônicas (válvulas eletrônicas).

computador Manchester TC 2
Detalhe do painel de circuitos do Manchester TC

Com uma memória organizada em estruturas de 48 bits, foi concebido com um primeiro protótipo de um computador transistorizado, cuja construção utilizou 92 transistores de germânio do tipo ponto de contato (os únicos disponíveis naquela altura) e 550 diodos.

Uma segunda versão do Manchester TC seria concluída em abril de 1955, usando agora 250 transistores de junção, lançados em 1951, e 1300 diodos, resultando em um consumo de apenas 150 watts, uma fração do que consumiam os computadores valvulados.

Importante destacarmos que, em função da baixa confiabilidade dos primeiros lotes de transistores, o computador enfrentava sérios problemas de estabilidade, o que resultava num tempo médio entre falhas de 1,5h.

Mais tarde, no decorrer do projeto, os transistores de ponto de contato foram substituídos pelos mais modernos transistores de junção, melhorando a estabilidade, a confiabilidade e reduzindo a produção de ruídos.

Há que se considerar, contudo, que, dado que a construção da sua unidade de memória tipo tambor magnético lançou mão de válvulas eletrônicas, visto que os transistores de junção da época ainda não tinham uma boa resposta em alta frequência, o computador Manchester TC, embora tenha sido o primeiro a utilizar transistores, não era 100% construído com estes componentes.

computador Manchester TC 3
A versão comercial Metrovick 950 (MV-950)

Ainda assim, registra-se que o Manchester TC tenha sido o primeiro computado do mundo a substituir o uso de válvulas por transistores.

O computador Manchester TC foi uma evolução do modelo SSEM Manchester Baby de 1948, o primeiro computador digital de programa armazenado da história, que usava um tubo de raios catódicos (o Tubo de Williams) como memória.

O projeto do Manchester TC seria ainda utilizado pela empresa Metropolitan Vickers (posteriormente AEI e GEC), na criação do computador comercial Metrovick 950 (MV-950), do qual seis unidades foram produzidas em 1956.

Esses computadores funcionaram com sucesso em vários departamentos dentro da Metropolitan Vickers por cerca de cinco anos, durante os quais foram reportados ótimos registros de confiabilidade.

Embora se tratasse de um projeto experimental, computador Manchester TC comprovou que o uso de transistores em computadores tornava-os mais confiáveis, mais rápidos e mais econômicos do que as versões valvuladas, servindo de base para diversas gerações futuras.

E você, que outra revolução provocada pelos transistores você considera importante?

Palestra sobre o Manchester TC