A TEAC Corporation de 1953
Em 29 de agosto de 1953, a fabricante japonesa de eletrônicos TEAC Corporation era fundada.
Criada através da fusão das empresas Tokyo Television Acoustic Company e Tokyo Electro-Acoustic Company, a TEAC Corporation nasceria pelas mãos dos irmãos Katsuma e Tomoma Tani, na cidade de Tóquio/Japão.
Concebida originalmente como uma fabricante de alto-falantes, as enormes habilidades de Katsuma Tani como engenheiro projetista permitiram à empresa, ao longo dos anos, expandir sua linha de produtos, passando a incluir equipamentos eletrônicos e de áudio, destacando-se por sua busca contínua por inovação e qualidade em seus produtos.
Nos anos 1960, a TEAC já era reconhecida por suas contribuições significativas para a indústria de áudio, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento dos primeiros gravadores de fita cassete (K7), lançando o primeiro modelo no Japão, e contribuindo enormemente para a popularização desse formato.
Na mesma década, a empresa também introduziria o primeiro gravador de fita de 4 pistas (quadrifônico Q4) de uso doméstico, revolucionando o mundo da música ao permitir que músicos e entusiastas pudessem realizar gravações caseiras com qualidade quase profissional.
Nos anos que se seguiriam, a TEAC expandiria sua presença global, estabelecendo subsidiárias e escritórios em todo o mundo.
Ao mesmo tempo, a empresa manteve-se permanentemente inovando, lançando uma série de novos produtos que incluíam gravadores de fita de rolo (reel tape), gravadores digitais, equipamentos de áudio profissional, unidades de armazenamento (drives para disquetes) e muito mais.
Sua ênfase na qualidade de som, engenharia avançada e desempenho, a consolidaria como uma das principais empresas do setor de áudio e eletrônica, fazendo com que viesse a se tornar uma figura importante em seu segmento, contribuindo significativamente para a evolução dos processos de gravação e reprodução sonora.
Isso não só em função de sua extrema expertise nos projetos dos circuitos eletrônicos de seus produtos, mas muito também em função da mecânica de precisão de alta velocidade pela qual a TEAC é tão famosa, reconhecida por analistas de todas as publicações especializadas e engenheiros de som profissionais.
Ainda na década de 60, caberia também à TEAC a invenção do sistema de “câmera lenta”, desenvolvida para as olimpíadas de Tóquio (1964) em conjunto com a emissora de TV NHK.
Durante os anos 1970 e 1980, a TEAC desempenharia um papel importante na evolução da tecnologia de gravação digital, lançando gravadores de fita de rolo digitais e sistemas de gravação multicanal, aventurando-se ainda no segmento de aparelhos de som, toca-discos e som automotivo, expandindo ainda mais seu portfólio.
A japonesa foi além, passando a atuar também em soluções de armazenamento de dados, vindo a se tornar um dos mais respeitados fabricantes de unidades de disquetes, cuja qualidade e precisão era amplamente elogiada. Foi ainda uma das pioneiras na tecnologia de CD-ROM, lançando um dos primeiros modelos de gravadores de CD-ROM para computadores.
Ao longo das décadas, seu compromisso com a pesquisa e desenvolvimento, aliados à permanente busca pela qualidade e a inovação, a mantiveram sempre na vanguarda da tecnologia, resultando em uma ampla gama de produtos que atendiam tanto aos consumidores quanto aos profissionais da indústria.
Responsável por marcas históricas como TASCAM e ESOTERIC, sua longa jornada é um testemunho de sua capacidade de se adaptar às mudanças tecnológicas e às demandas do mercado, permanecendo como um nome respeitado no setor por muitas décadas, desde a sua fundação.
Em 2013, a Gibson Brands (das guitarras) adquiriria 54.42% da divisão de áudio da TEAC. Após a falência da Gibson em 2018, a TEAC retomaria suas operações de forma novamente autônoma.
E você, já possuiu algum dispositivo da TEAC? Qual?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O disco vinil Long-Play LP de 1948
- A fabricante de instrumentos musicais Roland Corporation de 1972
- O padrão MIDI de 1983
- O Google Chromecast de 2013
- A Apple iTunes Music Store de 2003
- O aplicativo Apple iTunes de 2001
- O aplicativo MP3 l3enc de 1994
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:
Atualmente possuo um receiver compacto da teac que e excelente, adoro essa marca
Que bacana Adão!
Qual o modelo?
Uma marca que fez história no segmento de áudio!