Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Lançado em 1º de fevereiro de 1996, o filme Cassiopéia, do animador brasileiro Clóvis Vieira, é um filme de animação computadorizada 3D que conta a história do planeta Ateneia, localizado na constelação de Cassiopeia, que um dia é atacado por invasores do espaço que começam a sugar sua energia vital. Um sinal de socorro é enviado para o espaço sideral pela astrônoma local, Liza, que é recebido por quatro heróis que viajam através da galáxia para salvar o planeta.

Mas há uma grande curiosidade sobre o filme.

Ele disputa com Toy Story (Disney) o título de “primeiro” filme de animação da história feito em computador. Isso mesmo, um filme brasileiro!

A discussão gira em torno do fato de que, mesmo tendo sido lançado 3 meses depois do americano, o filme brasileiro Cassiopéia, diferentemente do norte-americano, foi “totalmente” feito utilizando um computador.

Isso porque o Toy Story usou moldes de argila que foram “escaneados” para criar os modelos computadorizados, diferentemente o filme brasileiro, cujos personagens foram totalmente modelados dentro do computador.

Soma-se ainda o fato de 6 meses antes do lançamento do filme, a produtora brasileira NDR Filmes ter sido “misteriosamente” invadida e CDs com diversas cenas terem sido roubados, exigindo que fossem novamente produzidas gerando atraso na data programada de lançamento. A NDR acusa a Disney de sabotagem… Esta história é melhor contada aqui neste site.

A equipe de produção contou com 3 diretores de animação e 11 animadores, trabalhando com 17 microcomputadores Intel 486 DX2/66. O primeiro modelo de um dos personagens foi feito em um PC com processador Intel 386SX de 20Mhz. O software utilizado foi o Topas Animator produzido pela Crystal Graphics, cuja versão já era obsoleta na época da produção.

A íntegra do file Cassiopéia, está disponível na sessão de vídeos abaixo.

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Filme Cassiopéia

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *