Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em dezembro de 1990, a empresa estadunidense NewTek lançava para o computador Commodore Amiga uma solução que mudaria para sempre o mundo da produção de vídeo: a NewTek Video Toaster.

Esta solução permitia a manipulação de vídeos realizando operações de corte/chaveamento, chroma key, geração de caracteres, animações, edição de imagens e inserção de efeitos digitais.

NewTek Video Toaster 2
Detalhes da placa

Tudo isso à uma fração do curso das caríssimas ilhas de edição existentes na época, tornando possível ao usuário doméstico ou pequeno empresário a realização de trabalhos com qualidade de estúdio.

Tudo começou quando o engenheiro autodidata Tim Jenison tomou conhecimento em 1985, pela revista Byte, do lançamento do revolucionário computador Amiga.

NewTek Video Toaster 4
DigiView: primeiro produto

Ele, que desde criança gostava de fazer filmes, não tardou desenvolver seu primeiro dispositivo de captura de imagens, o DigiView, que vendeu mais de 100mil unidades.

E desta experiência bem-sucedida, nascia a empresa NewTek.

Algum tempo depois, junta-se à empresa Paul Montgomery, que propõe a criação de um sistema de edição de vídeo para o Amiga.

NewTek Video Toaster 3
Configuração de um sistema típico de vídeo-edição

O primeiro protótipo, demonstrado na feira COMDEX em 1987, causou um enorme alvoroço.

Três anos e 350mil linhas de códigos depois, nascia a Video Toaster, uma solução completa de hardware e software para vídeo-edição e pós-produção.

E para detonar a concorrência, além de todas as funcionalidades para vídeo, contava também com o revolucionário aplicativo de animação “Lightwave 3D”, totalmente “de grátis”!!!

O software LightWave 3D esteve por trás de centenas de produções televisivas e ganhadores do Emmy, incluindo séries e programas de TV como “Babylon 5”, “Seaquest DSV”, “Unsolved Mysteries”, “The Tonight Show”, entre muitos outros.

NewTek Video Toaster 5
A interface do LightWave 3D

Numa época em que uma estação de animação 3D e de edição de vídeo custava algumas dezenas de milhares de dólares, a Video Toaster permitiu substituir um sistema de US$ 100mil, por um equivalente ao custo de apenas US$ 5mil.

Com este lançamento, a NewTek alcançaria um sucesso comercial estratosférico, criando uma revolução no segmento de sistemas edição de vídeo e de animação para computadores desktop.

Dá para se ter uma boa noção de quão revolucionário foi o sistema, com base nas premiações e reconhecimentos públicos dados à Video Toaster.

NewTek Video Toaster 6
Famosa entre os usuários amadores e hobistas

Em 1993 Tim Jenison receberia o reconhecimento da National Television and Sciences Academy com um prêmio Emmy especial por sua contribuição tecnológica.

Em 2003, a NewTek seria novamente agraciada com um Emmy pelo importante papel do LightWave 3D na revolução dos efeitos visuais.

Dois anos depois, em 2005, Tim Jenison entraria pata o Hall da Fama do “San Antonio Science and Technology” com o título de “Pai do Desktop Video”.


E você, teve alguma experiência com a Video Toaster?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Video Toaster demo
Edição do programa Computer Chronicles de 1990 sobre o Amiga 3000 e a Video Toaster (aos 18:20min)
Vídeo demonstrativo do LightWave 3D de 1998
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *