Em setembro de 1993, durante a edição da cidade de Pasadena do evento World of Commodore (ocorrida entre os dias 10 e 13), a estadunidense Commodore Internacional lançava o console de videogame Commodore Amiga CD32, considerado o primeiro console 100% 32bits do mundo.

Após alcançar estrondoso sucesso com a linha Commodore Amiga, lançada em 1985, a Commodore vinha buscado um espaço no disputado mercado de consoles de videogames, dominado pelos japoneses.

Sua primeira tentativa havia ocorrido em 1990, com o modelo Commodore 64 Games System (C64GS), que tinha seu hardware baseado no histórico microcomputador Commodore 64.

videogame Commodore Amiga CD32 2
Vista traseira

Mas embora 80 mil unidades tenham sido fabricadas, apenas 20 mil foram efetivamente comercializadas… a batalha contra Nintendo e SEGA era realmente dura.

Uma nova tentativa seria realizada em 1991, com o console Commodore CDTV, que embora tivesse em suas entranhas o lendário e bem-sucedido computador Commodore Amiga 500, agora emoldurado em uma caixa moderna no estilo de CD Player, também não alcançaria o sucesso esperado, produzindo o mesmo aparente fracasso do C64GS.

Mas a empresa não desistiria tão fácil… e tentaria mais uma última tacada: o console Commodore Amiga CD32, lançado na data de hoje.

Com especificações técnicas similares à do computador pessoal Commodore Amiga 1200, o Amiga CD32 contava com um processador de 32 bits Motorola 68EC020 operando a 14MHz, 2MB de memória RAM, uma Unidade de Processamento Gráfico (GPU) AGA capaz de exibir até 256 mil cores e efeitos visuais avançados, unidade de CD-ROM integrada, além de sistema áudio estéreo de 4 canais digitais.

videogame Commodore Amiga CD32 3
Placa principal

O conjunto incluía ainda um controle de seis botões, bastante avançado para a época, e que permitia uma jogabilidade mais complexa em comparação com os controles de três botões comuns naquele período.

Era possível também acrescentar ao console um teclado, unidade de disquete, disco rígido, mais memória RAM e mouse, transformando-o em um computador completo equivalente ao Amiga 1200.

Em relação ao seu software, o Amiga CD32 rodava o AmigaOS (o mesmo do computador Amiga), um sistema operacional multitarefa que permitia uma experiência de usuário mais rica e recursos de multitarefa para jogos e aplicativos.

Saía também na frente ao apresentar compatibilidade com os antigos jogos do computador Amiga, aproveitando-se da vasta biblioteca de softwares já existente para a plataforma, o que era uma das características mais notáveis do Amiga CD32.

Quando do seu lançamento, o Amiga CD32 foi anunciado como sendo o primeiro console de 32bits da história, o que era uma “meia verdade”.

Isso porque, embora o console japonês Fujitsu FM Towns Marty tenha sido lançado meses antes, em fevereiro de 1993, sua CPU Intel 80386SX só processava dados em 32bits internamente, limitando-se aos 16 bits externamente, restrição que o Motorola 68EC020 não tinha.

videogame Commodore Amiga CD32 4
Anúncio da época

Tendo sido oficialmente lançado na Europa, Austrália, Canadá e Brasil, o console enfrentou, contudo, problemas de licenciamento que limitaram seu alcance, especialmente fora da Europa, restringindo bastante seu mercado.

E embora com lançamento nos EUA prometido pela Commodore para o primeiro semestre de 1994, questões legais e financeiras impediram sua chegada à terra do Tio Sam.

Assim, apenas 8 meses depois do seu lançamento, mesmo com razoável sucesso na Europa, onde mais de 100mil unidades foram comercializadas, a Commodore entraria em falência, com o console sendo oficialmente descontinuado em 29 de abril de 1994.

Sem nunca chegar oficialmente aos EUA

Tido como uma das peças icônicas da história dos videogames, embora o Amiga CD32 não tenha alcançado o mesmo nível de sucesso comercial que alguns de seus concorrentes, ele continua sendo lembrado com carinho por entusiastas e colecionadores, desempenhando importante papel na transição da indústria de videogames para a era dos CDs e gráficos avançados.

E você, jogou qual o melhor jogo da plataforma Amiga na sua opinião?

Review do Amiga CD32
Todos os jogos do Amiga CD32