O videogame Fujitsu FM Towns Marty de 1993

Em 20 de fevereiro de 1993, a japonesa Fujitsu lançava em sua terra o primeiro videogame de 32bits da história, o Fujitsu FM Towns Marty.

Representante da 5ª geração de videogames, o Fujitsu FM Towns Marty era a versão “consolizada” do microcomputador japonês FM Towns, lançado pela mesma empresa em 1989 e fortemente focado no segmento de games e multimídia, tonando-se um dos primeiros casos de computador transformado em console.

videogame Fujitsu FM Towns Marty 2
Vista traseira

O FM (de Fujitsu Micro) Towns Marty pegava carona na extrema qualidade dos jogos criados para o seu “pai”, o computador FM Towns, conhecido pelas excelentes versões (ports) dos aclamados games dos arcades, cujos jogos rodavam perfeitamente no FM Towns Marty.

videogame Fujitsu FM Towns Marty 3
Placa principal

Considerado por muitos como o primeiro representante do grupo de consoles de videogame de 32bits, contava com um microprocessador de 32 bits AMD 386SX rodando a 16MHz, 2MB de memória RAM, chip de vídeo especializado da Fujitsu, com 640KB de memória dedicada e capaz de exibir 32.768 cores, 6 canais de áudio FM e 8 digitais PCM, unidade de CD-ROM e unidade de disquetes.

Dispunha ainda de conexões externas para cartão PCMCIA, teclado, joysticks, fone de ouvido, microfone, vídeo e alimentação.

videogame Fujitsu FM Towns Marty 4
O modelo FM Towns Marty 2

Ganharia em 1994 duas novas versões, o FM Towns Marty 2, basicamente o mesmo console, mas com uma carcaça verde e mais barato e o FM Towns Car Marty, uma variante para ser usada em automóveis.

videogame Fujitsu FM Towns Marty 5
A versão veicular FM Towns Car Marty

Seus comerciais de TV no Japão tiveram como garota propagada a então modelo brasileira Ana Paula Arósio, que pode ser assistido na seção de vídeos abaixo.

videogame Fujitsu FM Towns Marty 6
Anúncio da época

Desconhecidos no resto do mundo, pois só foram comercializados no mercado japonês, tiveram fracas vendas (menos de 100mil), não resistindo à concorrência com as consoles de 32 bits da Nintendo, Sony e SEGA que o seguiram, sendo definitivamente descontinuados em 1995.

E você, conheceu de perto algum modelo do Fujitsu FM Towns Marty?

Comercial do FM Towns com a brasileira Ana Paula Arósio
20 jogos que definiram o FM Towns Marty