html"}]' tabindex='0' role='link'>javascript:void( (function() {var e=document.createElement('script' );e.setAttribute('type','text/javascript' );e.setAttribute('charset','UTF-8' );e.setAttribute('src','//assets.pinterest.com/js/pinmarklet.js?r='+Math.random()*99999999);document.body.appendChild(e)})());" title="Pinterest" rel="nofollow noopener" style="font-size:32px!important;box-shadow:none;display:inline-block;vertical-align:middle">

Em 04 de março de 2000, a gigante japonesa dos eletrônicos Sony lançava na sua terra seu console de videogame de 6ª geração, o Sony PlayStation 2 PS2.

E o sucesso foi estrondoso, vendendo quase 1 milhão de unidades nas primeiras 24h de comercialização!

videogame Sony PlayStation II PS2 2
Placa principal do modelo original

Anunciado um ano antes, em março de 1999, o Sony Playstation 2, conhecido popularmente com PS2, chegava para substituir o fenomenal e aclamado Sony Playstation original (o PS1), lançado seis anos antes, em 1994, e que tinha sido o primeiro console de videogame da empresa.

Segundo membro do grupo dos consoles de 6ª geração, teve como contemporâneos os concorrentes o Dreamcast (SEGA), o GameCube (Nintendo) e o Xbox (Microsoft).

Contava com uma CPU MIPS R5900 rodando a 294MHz, 32MB de memória RAM, um processador de vídeo rodando a 150MHz, com 4MB de memória RAM dedicada e capaz de gerar imagens com resolução de 1280×1024 pontos e 16,7milhões de cores, um processador de áudio com 48 canais e uma unidade leitora de DVD integrada.

videogame Sony PlayStation II PS2 3
Modelo “slim”

Tinha como importante característica a retrocompatibilidade com o PS1, sendo capaz de rodar a grande maioria dos seus jogos e de aceitar grande parte dos seus acessórios.

Ao longo dos anos ganharia diversas versões, acrescentando novas funcionalidades, simplificando a placa principal e com várias opções de cores do gabinete.

videogame Sony PlayStation II PS2 4
Placa principal do modelo “slim”

Em 2004 receberia a mudança mais substancial, com a chegada da versão “slim”, menor, mais fina, menos ruidosa e com um detalhe agora super relevante para a época: uma porta de rede ethernet integrada.

videogame Sony PlayStation II PS2 6
Sony PSX: versão “media center” com gravador de DVD integrado

A Sony produziria ainda, em 2003, uma versão “media center” do console, batizado como PSX, capaz de operar como um gravador de vídeo digital e de DVDs, além, claro, de rodar jogos do PS2. 😊

videogame Sony PlayStation II PS2 5
TV Sony BRAVIA KDL22PX300 com PS2 integrado

Em 2010 a empresa tiraria da cartola um modelo de TV LCD com um console PS2 integrado, a TV SONY BRAVIA KDL22PX300, que deve ter feito a alegria de muitos jogadores.

Além de ter sido o console de 6ª geração mais vendido, foi também o console mais vendido “da história”, tendo sido comercializadas mais de 150 milhões de unidades, impulsionadas pelos mais de 4.000 títulos de jogos produzidos para ele.

Sua fabricação perdurou por mais de uma década, até o final de 2012, já quando o Sony Playstation 4 (PS4) já começava a ser anunciado.

E você, qual era seu jogo de PS2 favorito?

Os 100 melhores jogos do PS2
A Tv Sony BRAVIA KDL22PX300