Em 21 de maio de 2013, durante o evento Xbox Reveal, a Microsoft anunciava ao mundo seu console de oitava geração, o videogame Microsoft Xbox One.

Terceiro modelo da série, desembarcava oito anos após seu predecessor, o modelo XBOX 360, removendo as restrições regionais que até então bloqueavam o uso de jogos produzidos para regiões diferentes da do console.

Deixando de lado o processador PowerPC do seu antepassado, seu hardware era composto de uma CPU x86 compatível model AMD Jaguar de 8 núcleos e até 2,86GHz de velocidade, memória RAM de 8GB, memória RAM estática (ESRAM) adicional de 32MB, processador gráfico GPU AMD Radeon com 768 núcleos de processamento (cores), leitor Blu-Ray e disco rígido integrado de 500GB.

videogame Xbox One 2
Vista traseira

Promovido não só como um videogame, mas como um sistema de entretenimento “all-in-one”, trazia recursos multimídia nativos, navegação por voz, funcionalidades de rede social e computação em nuvem, capacidade de gravar ou transmitir online partidas ao vivo via sistemas de streaming, além de permitir a exibição de um sinal de vídeo externo oriundo de um decodificador/receptor de TV.

Entre seus acessórios, seu novo sensor de movimento, o Kinect 2.0, evoluiu em seus recursos de rastreamento de movimento, login por reconhecimento facial e comandos de voz.

videogame Xbox One 3
Detalhes internos

Seus controles também tiveram o design remodelado e, embora mantivessem uma aparência similar à do modelo anterior, ganharam botões, gatinhos, controles e motores de vibração novos.

Mas um dos pontos que mais geraria reclamações por parte dos usuários, foi o sistema de gerenciamento de direitos digitais (DRM) dos jogos da nova plataforma, que passaria a adotar uma abordagem de distribuição “digital”.

Isso porque, antes mesmo do lançamento, circulava a notícia de que, além do novo console passar a exigir uma conexão permanente à Internet para que o usuário pudesse executar os jogos, dificultariam enormemente a negociação de games usados entre os usuários.

videogame Xbox One 4
O primeiro upgrade

Fato é que, quando o efetivo lançamento, de fato a Microsoft tinha mudado bastante as regras relativas à aquisição e revenda de jogos, criando uma insatisfação generalizada na comunidade gamer.

Felizmente, as reclamações surtiram efeito, com a Microsoft voltando atrás em algumas das mudanças, como a exigência de uma conexão permanente à Internet, flexibilização do DRM e o impedimento da revenda de jogos em mídia física, que deixaria de ter qualquer restrição.

O lançamento do Xbox One só aconteceria de fato em 22 de novembro de 2013, ao todo em 13 países, incluindo o Brasil. Foi também o primeiro modelo de XBOX a ser oficialmente lançado na China.

Xbox One S

O Xbox One receberia em 2 de agosto de 2016 seu primeiro “upgrade”, o modelo “slim” Xbox One S, com dimensões 40% menores, fonte de alimentação interna, disco rígido de até 2TB, suporte para reprodução de vídeo HDR e resolução 4K (Ultra HD), além de melhor qualidade gráfica dos jogos (ainda em FullHD), características pelas quais foi bastante elogiado pela crítica especializada, que também questionou a ausência de uma conexão para o sensor de movimento Kinect.

videogame Xbox One 5
Versão final
Xbox One X

No ano seguinte era a vez do modelo Xbox One X, lançado em 7 de novembro de 2017, contando com um hardware mais potente e resolução de 4K, agora não só para exibição de vídeos, mas também para os jogos.

E dezembro de 2020 seria sucedido pelos consoles Xbox Series X e Xbox Series S.

E você, teve algum dos modelos do Xbox One?

Vídeo oficial de lançamento
Conferência de apresentação pública