Em abril de 1984, a japonesa Sony lançava seu novo modelo de microcomputador compatível com a linha MSX, o Sony HB-75 HitBit.

Desenvolvido pela japonesa Sony, uma das empresas pioneiras do padrão “aberto” MSX de computadores pessoais, o Sony HB-75 HitBit consolidaria a posição da empresa como uma das principais fabricantes de computadores desta arquitetura, primando sempre pela qualidade construtiva e pelo acabamento dos seus equipamentos.

microcomputador MSX Sony HB-75 HitBit 2
Versão na cor branca

A arquitetura MSX foi uma iniciativa conjunta de várias empresas de eletrônicos, incluindo a Microsoft, que visava especificar e criar uma única plataforma de hardware que pudesse ser comercializada por diversos fabricantes japoneses, definindo assim um novo “padrão” global, similar ao que aconteceu com o VHS para vídeo.

Este novo modelo da Sony trazia muitas melhorias em relação ao seu antecessor Sony HB-55, em especial a memória RAM, ampliada para 64KB, e seu teclado, agora com teclas mais “profissionais”.

microcomputador MSX Sony HB-75 HitBit 3
Placa principal da versão HB-75F

Assim como os demais modelos compatíveis com a arquitetura MSX, o Sony HB-75 HitBit contava com um microprocessador Zilog Z-80A rodando a 3,58MHz, 64KB de memória RAM, 48KB de memória ROM (32KB para o sistema e 16KB de aplicativos integrados), processador de vídeo TMS9918 com 16KB de memória de exclusiva e resolução de 256 x 192 pontos com até 16 cores, processador de som General Instrument AY-3-8910, teclado mecânico de 75 teclas, um slot para cartucho,  interpretador BASIC Microsoft residente, bem como conexões para expansão, joystick, vídeo, áudio e gravador K7.

O usuário podia ainda conectar um controlador de unidade de disco ao segundo slot de cartucho, que fica na parte de trás do computador, estando o slot de cartucho primário localizado na parte superior.

microcomputador MSX Sony HB-75 HitBit 4
Versão em inglês do menu de aplicativos integrados

Com um design primoroso, construído em um único gabinete que integrava CPU e teclado (em versões nas cores preta e branca), Sony HB-75 era robusto e funcional, com um corpo compacto e uma interface de usuário amigável, que visavam facilitar o uso tanto para iniciantes quanto para usuários avançados.

Dispunha ainda de um conjunto de aplicativos básicos embarcados em sua memória interna, o Personal Databank, capazes de desempenhar funções de agenda de compromissos, anotações e catálogo de endereços. Este aplicativo era iniciado automaticamente quando você ligava a máquina e permitia que os dados fossem gravados em um cartucho de memória especial (não volátil), o HBI-55.

As variantes

Visando o mercado internacional, a Sony investiu na produção de versões “regionalizadas”, batizadas como Sony HB-75F para a França, Sony HB-75D para a Alemanha, Sony HB-75AS para a Austrália, Sony HB-75B para a Grã-Bretanha (lançado e 1 de junho de 1984) ou Sony HB-75P para modelos PAL (resto da Europa). O preço oficial para o mercado britânico era de £299.

microcomputador MSX Sony HB-75 HitBit 5
Anúncio da época

Embora o padrão MSX não tenha se tornado tão “universal” quanto seus idealizadores imaginavam, ele teve um impacto significativo em várias regiões, especialmente no Japão, Europa e América Latina (incluindo o Brasil), com o Sony HB-75 desempenhando um importante papel neste cenário.

E você, teve algum dos desejados exemplares de computadores MSX da Sony?

Comercial de TV
Reparando um Sony HB-75 HitBit