O Google Gmail de 2004

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 1º de abril de 2004, Dia da Mentira, o onipresente Google lançava seu revolucionário serviço de e-mail Google Gmail.

Desenvolvido pela gigante da tecnologia Google, o serviço de e-mail gratuito Gmail foi apresentado no dia de hoje como uma alternativa aos serviços de e-mail gratuitos existentes na época, revolucionando a forma como as pessoas interagiam com suas mensagens.

Apesar de ser lançado no Dia da Mentira, o Gmail foi tudo, menos uma brincadeira. 😊

E já chegava com uma voadora (com os dois pés) no peito da concorrência, oferecendo uma quantidade “absurda” de armazenamento gratuito.

Isso porque, enquanto outros provedores de e-mail limitavam os usuários a quantidades modestas de espaço (como Yahoo! Mail e o MSN Hotmail, que ofereciam apenas 6 MB e 2 MB, respectivamente), o Gmail oferecia revolucionária capacidade de armazenamento de 1 gigabyte (GB), um valor extraordinário naquela época.

Isso tornava a vida dos seus usuários muito mais tranquila, eliminando a necessidade constante de excluir mensagens para liberar espaço, o que era uma preocupação corrente das pessoas que utilizavam serviços de e-mail gratuitos na época.

Google Gmail 2
A “cara” do Gmail em 2004

Outro diferencial importante do Gmail foi a implementação do sistema de organização por “conversas” (threads), que agrupava automaticamente e-mails correlacionados em “cadeias”, simplificando a organização das mensagens e facilitando o acompanhamento das conversas. Essa abordagem inovadora melhorava substancialmente a eficiência na gestão de e-mails, tornando a caixa de entrada mais organizada e intuitiva.

Além disso, o Gmail introduzia um poderoso mecanismo de busca integrado na ferramenta, permitindo que os usuários encontrassem rapidamente mensagens específicas, eliminando a necessidade de navegar por pastas e subpastas.

Sua interface limpa e “minimalista”, muito fácil de usar, também contribuiu para sua popularidade, atraindo usuários de todas as idades e níveis de habilidade técnica.

Projetado com foco na segurança, foi configurado por padrão para usar o protocolo HTTPS, um protocolo seguro que oferece comunicações autenticadas e criptografadas, que somado aos recursos robustos de proteção contra spam e phishing, garantia uma experiência de usuário mais segura. Ao menos na promessa. 😊

O sistema de convites

Tudo muito bacana, todo mundo queria!

É… só que no início, ter uma conta no Gmail era um privilégio de poucos.☹️

Isso porque, seja para evitar sobrecarga nos servidores, seja para criar um sentimento de “exclusividade”, o Google optou por um sistema de convites, onde apenas aqueles que tivessem sido convidados poderiam criar uma conta de e-mail no Gmail.

Os primeiros usuários sortudos (principalmente da imprensa e do mundo da tecnologia) receberam convites diretamente do Google, podendo, por sua vez, convidar familiares e amigos para a plataforma. Mas isso tinha um limite, já que cada usuário tinha direito a apenas alguns convites para distribuir.

Essa abordagem de “clube vip” iniciou um certo burburinho em torno do serviço, com pessoas pedindo convites à jornalistas, comunidades online (como o Orkut) ou até mesmo “comprando” convites em sites como o eBay.

Evolução

Durante os primeiros anos de existência, o Gmail foi considerado um serviço “experimental”, o que fez com que seu site permanecesse em estado “beta” até 2009.

Ao longo dos anos seguintes, o Gmail continuaria a evoluir, introduzindo novos recursos, integrações e melhorias de desempenho.

Aumentou gradativamente a capacidade de armazenamento, oferecendo atualmente 15GB de espaço. Em 2012, o Gmail ultrapassaria outros serviços de e-mail, como o Hotmail e o Yahoo! Mail, em número de visitantes únicos.

Passaria também a permitir, em 2015, que o usuário cancelasse uma mensagem 30 segundos após o seu envio, uma funcionalidade útil para evitar arrependimentos naqueles usuários mais impulsivos. 😬

Operando em mais de 105 idiomas, é atualmente o serviço de correio eletrônico mais popular do mundo, com quase 2 bilhões de usuários*, sendo responsável por aproximadamente 1/3 de todo o volume de e-mails da Grande Rede, figurando entre os serviços mais utilizados do portfólio do Google.


E você, quando usou o Gmail pela primeira vez?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Evolução do Gmail
Evolução do Google
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *