Em 09 de novembro de 2004, a Mozilla Foundation lançava a primeira “versão maior” do seu navegador, o navegador Mozilla Firefox 1.0.

O Mozilla Firefox, ou Firefox como conhecemos, é um navegador web gratuito e de código aberto, desenvolvido pela Mozilla Corporation (subsidiária da Mozilla Foundation) e que figura entre os navegadores web de maior relevância histórica.

Foi o primeiro browser a oferecer “alguma” concorrência ao Internet Explorer, numa época em que ele dominava o mercado já há alguns anos.

navegador Mozilla Firefox 1 0 3
O Firefox foi o resultado da guerra dos navegadores, travada entre a Netscape e Microsoft

Na altura do lançamento de sua versão 1.0, o Internet Explorer abocanhava 90% do segmento de navegadores, posto alcançado após a Microsoft conseguir desbancar o pioneiro navegador Netscape, utilizando-se de métodos altamente questionáveis e que foram objeto de processo judicial movido pelo Departamento de Justiça norte-americano.

Mas, curiosamente, deve-se à própria Netscape a existência do Firefox.

Isso porque, em 1998, após a liberação do código fonte do navegador Netscape, ex-membros desta empresa fundariam a Mozilla Organization, que tinha por objetivo prosseguir com o desenvolvimento de um novo “suíte” de aplicativos para navegação na Internet, tendo por base os códigos anteriores do Netscape.

navegador Mozilla Firefox 1 0 2
A tela inicial do navegador

Este mesmo grupo, com a colaboração de diversos outros participantes, iniciaria em 2002 o projeto Phoenix” (a “Fênix”, aquele pássaro que ressurgia das cinzas, como o falecido Netscape 😊), com o objetivo de produzir um novo navegador que pudesse ser utilizado de forma autônoma, ou seja, fora do tal “suíte”.

Assim, depois de muito trabalho, em 23 de setembro de 2002, a versão 0.1 do projeto Phoenix era concluída.

O projeto prosseguiu e, passados outros dois anos, após várias mudanças de nome e adição de diversas novas funcionalidades, a primeira “versão maior” (major version) era finalmente lançada: a versão 1.0.

navegador Mozilla Firefox 1 0 4
Teve diversas identidades visuais ao longo de sua existência

Seu lançamento gerou enorme curiosidade e foi seguido de um razoável sucesso, tendo sido baixadas mais de 5,6 milhões de cópias nas duas primeiras semanas de disponibilização.

Este novo navegador, que chegaria a ocupar 30% do mercado em 2009, viria novamente a sucumbir à concorrência com o Google Chrome, estando hoje presente em aproximadamente 8% dos computadores do mundo.

E você, qual seu navegador preferido atualmente?

Os navegadores mais populares: 1993-2020