Em 09 de novembro de 1972, nascia a empresa Telecomunicações Brasileiras S.A., a Telebrás.

Criada pela Lei nº 5 792, de 11 de julho de 1972, esta estatal brasileira foi a responsável por consolidar e implementar todas as políticas públicas de telecomunicações no Brasil, entre os anos 1972 e 1998, ano em que as empresas do grupo foram privatizadas.

Originalmente, em sua fundação, a Telebrás era composta de quatro empresas controladas: a Embratel, a Companhia Telefônica Brasileira (CTB), a Companhia Telefônica de Minas Gerais (CTMG) e a Companhia Telefônica do Espírito Santo (CTES).

Como pode ser observado, as empresas de telefonia estavam basicamente concentradas na região sudeste do país, com o restante da população sendo atendida com serviços precários.

fundação da empresa Telebrás 2
Se lembra pra que servia disso?

Nos anos que se seguiram à sua fundação, a Telebrás ampliou seu alcance, consolidando todo o sistema brasileiro de telecomunicações através da incorporação de diversas empresas locais ao seu sistema, passando assim a estar presente em todos os estados da federação.

Ao final de sua vida, era a controladora das diversas empresas que formavam o “Sistema Telebrás”, entre elas: as 27 empresas estaduais de telefonia fixa e de celular, a Empresa Brasileira de Telecomunicações S. A (Embratel), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás (CPqD), entre outras.

Com a sua privatização em 1998, foi subdividia em 12 empresas regionais, que, após a realização dos leilões, originariam as empresas Telemar, Brasil Telecom, Telefônica e diversas outras empresas de telefonia móvel.

Concluído o processo de privatização, a empresa controladora do sistema (holding), foi mantida ativa exclusivamente para fins de administração do corpo residual de funcionários, muitos dos quais continuavam desempenhando suas atividades em outros órgãos da Administração, como a Anatel e o Ministério das Comunicações.

fundação da empresa Telebrás 3
Cartão telefônico indutivo: tecnologia brasileira que substituiria as fichas

No ano de 2010, contudo, a empresa foi reativada para assumir o controle do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que tinha por objetivo ampliar a oferta de acessos em banda larga em todo o país, por meio da implantação de uma nova infraestrutura de alta velocidade em fibra óptica.

Desde então, é o braço governamental responsável pela implementação de políticas públicas de telecomunicações, podendo ofertar, sem fins lucrativos, serviços de dados aos entes da Administração Pública federal, estadual e municipal, ou ao público em geral, exclusivamente em regiões onde não exista oferta privada desses serviços.

E você, sabe como era o processo de aquisição de linhas telefônicas entre os anos 70 e 90?

Vídeo institucional de 1996
Comercial “Interurbano a Cobrar” de 1980
A chegada do telefone à ultima cidade de SP ainda não atendida
O histórico comercial “A Morte do Orelhão” de 1980