A primeira chamada telefônica transcontinental da história de 1914

Em 29 de julho de 1914, o presidente da empresa estadunidense AT&T, Theodore Newton Vail, realizava a primeira chamada telefônica transcontinental da história.

Durante anos a AT&T, grande operadora norte-americana de telefonia, perseguiu a ideia de interconectar linhas de telefones de costa a costa nos EUA, definindo em 1908 como sendo esta a maior prioridade da empresa.

primeira chamada telefônica transcontinental da história 3
Registro histórico:Theodore Vail (à direita), acompanhado de personalidades como J.P. Morgan Jr e W. Rockefeller

Mas havia um problema: com as longas distâncias envolvidas, o sinal de voz transportado pelos fios não tinha intensidade suficiente para alcançar os distantes destinos.

Um limite tecnológico impedia a criação do sistema.

É aí que entra o “audion” (válvula triodo), dispositivo criado pelo físico e inventor Lee De Forest, capaz de amplificar um sinal elétrico recebido em outro de maior potência, permitindo que ele pudesse alcançar distâncias maiores.

E da ciência chega a solução para o problema. 😊

Vencidas as limitações tecnológicas da época, a implantação da infraestrutura telefônica necessária foi iniciada, contemplando a instalação de mais de 7600 km de fios e 130 mil postes de sustentação.

primeira chamada telefônica transcontinental da história 2
Último poste instalado

Com a conclusão desta última etapa, com o último poste tendo sido instalado na cidade de Wendover/Utah dias antes, coube à Theodore Vail a honra de realizar o teste do sistema, fazendo hoje a primeira chamada de uma costa à outra do país.

Mas os “festejos oficiais” e o lançamento comercial do serviço só aconteceriam seis meses depois, em 25 de janeiro de 1915, propositalmente adiados para coincidir com a Feira Mundial de São Francisco de 1915.

primeira chamada telefônica transcontinental da história 4
Panfleto da feira mundial, onde o serviço foi comercialmente lançado

Nessa oportunidade, coube novamente à dupla Alexander Graham Bell e Thomas Augustus Watson a realização da histórica chamada entre as cidades de Nova Iorque e São Francisco, quando Bell repetiu a célebre frase usada quando da invenção do telefone: “Sr. Watson, venha aqui. Quero vê-lo”. Watsom, estando do outro lado do país, responde: “vou demorar cinco dias pra chegar aí desta vez!”.

primeira chamada telefônica transcontinental da história 5
Registro da chamada realizada por Alexander Graham Bell

Após o início comercial do serviço, chamadas entre Nova Iorque e São Francisco custavam US$20,70 para os primeiros três minutos e US$ 6,75 por minuto adicional. Em valores da época…

E você, sabe quando começou o serviço de telefonia aqui no Brasil?

Videodocumentário sobre a implantação do sistema transcontinental
A linha de telefone transcontinental