O IBM System/23 Datamaster de 1981

Em 28 de julho de 1981, a IBM apresentava seu primeiro computador tipo “desktop”, o IBM System/23 Datamaster.

E o seu lançamento de cara já envolvia um mistério: ocorria apenas duas semanas antes do lançamento do IBM PC.

Será que eles não estavam levando muita fé no novo PC?

O IBM System/23 Datamaster era um computador tipo all-in-one (tudo-em-um) com monitor, teclado e drives de disco numa única caixa, permitindo ainda que dois computadores fossem interligados, compartilhando o sistema.

IBM System/23 Datamaster 2
Vista interna

Seu foco era o mundo empresarial (especialmente os pequenos negócios) e foi desenhado para ser instalado e configurado por pessoas sem conhecimento de informática, mesmo conceito de facilidade de uso que seria perseguindo pela IBM em suas linhas de computadores pessoais, como o IBM PS/1.

Tinha como objetivo ser uma “ferramenta de uso geral” e já vinha de fábrica com aplicativos como editor de texto e um sistema de gestão de empresas.

Considerando que foi contemporâneo do PC, muito do aprendizado adquirido no seu desenvolvimento foi aplicado também no PC, incluindo a “simpatia” dos engenheiros da IBM pelos microprocessadores Intel.

IBM System/23 Datamaster 3
Anúncio da época

Isso se deveu, em parte, ao fato de boa parte da equipe de engenharia que trabalhou no desenvolvimento do Datamaster ter sido em seguida alocada no projeto do IBM PC.

O Datamaster usava a CPU Intel 8085, rodando a 4,77MHz de velocidade e contava ainda com uma memória RAM de 64KB (expansível a 128KB), memória ROM de 112KB, duas unidades de disquetes de 8”, 6 slots internos de expansão, monitor de 12” integrado e um interpretador de linguagem BASIC residente.

Manual original de instalação na íntegra:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

E você, utilizou algum computador da linha IBM System/23 Datamaster?

Comercial de TV da época
Interessante apresentação sobre “facilidade de uso” no Datamaster, com casos reais de usuários, mostrando que o “óbvio” nem sempre é igual para todos