O IBM System/23 Datamaster de 1981

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 28 de julho de 1981, a IBM apresentava seu primeiro computador tipo “desktop”, o IBM System/23 Datamaster.

E o seu lançamento de cara já envolvia um mistério: ocorria apenas duas semanas antes do lançamento do IBM PC.

Será que eles não estavam levando muita fé no novo PC?

O IBM System/23 Datamaster modelo 5322 era um computador tipo all-in-one (tudo-em-um) com monitor, teclado e drives de disco numa única caixa, permitindo ainda que dois computadores fossem interligados, compartilhando o sistema.

IBM System/23 Datamaster 2
Vista interna

Havia ainda a versão IBM System/23 Datamaster modelo 5324, uma variante “floor model” (tipo torre de piso), projetada para ambientes que demandavam maior modularidade e expansão. Diferentemente do modelo 5322, que integrava monitor e teclado em um único gabinete, o 5324 apresentava uma arquitetura mais flexível, permitindo a conexão de periféricos externos conforme as necessidades do usuário.

Seu foco era o mundo empresarial (especialmente os pequenos negócios) e foi desenhado para ser instalado e configurado por pessoas sem conhecimento de informática, mesmo conceito de facilidade de uso que seria perseguindo pela IBM em suas linhas de computadores pessoais, como o IBM PS/1.

IBM System 23 Datamaster 4
O IBM System/23 Datamaster modelo 5324

Tinha como objetivo ser uma “ferramenta de uso geral” e já vinha de fábrica com aplicativos como editor de texto e um sistema de gestão de empresas.

Considerando que foi contemporâneo do PC, muito do aprendizado adquirido no seu desenvolvimento foi aplicado também no PC, incluindo a “simpatia” dos engenheiros da IBM pelos microprocessadores Intel.

Isso se deveu, em parte, ao fato de boa parte da equipe de engenharia que trabalhou no desenvolvimento do Datamaster ter sido em seguida alocada no projeto do IBM PC.

IBM System/23 Datamaster 3
Anúncio da época

O Datamaster contava com uma CPU Intel 8085 de 3,07MHz de velocidade, memória RAM típica de 64KB (variando de 32 a 128KB), memória ROM de 112KB, unidades de disquetes de 8” (opcionais), 4 slots internos de expansão, monitor de 12” integrado e um interpretador de linguagem BASIC residente.

O microprocessador do IBM System/23 Datamaster utilizava como relógio mestre um oscilador de 18,432 MHz. Esse sinal era dividido por 3, resultando em uma frequência de 6,14 MHz fornecida ao processador. No entanto, o próprio Intel 8085 divide esse sinal por 2 internamente, o que significa que a frequência de operação efetiva da CPU era de aproximadamente 3,07 MHz.

Para conhecer ou relembrar:

Informações técnicas:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Manual original de instalação na íntegra:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Manuais de serviço do modelo 5322 e do modelo 5324.


E você, utilizou algum computador da linha IBM System/23 Datamaster?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Comercial de TV da época
Interessante apresentação sobre “facilidade de uso” no Datamaster, com casos reais de usuários, mostrando que o “óbvio” nem sempre é igual para todos
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *