Em 14 de dezembro de 1902, o navio lançador de cabos britânico Silvertown iniciava a instalação do primeiro cabo telegráfico transpacífico.

Antes da existência do cabo do Pacífico, a única maneira de enviar uma mensagem telegráfica da costa oeste dos EUA para a China ou Japão, era cruzando todo o território estadunidense, passando pelo Atlântico, Inglaterra, e daí por uma rota ao norte pela Rússia ou por um segundo trajeto pela Índia.

Iniciando uma empreitada com fins contornar o problema, foi formada em 1901 a empresa Commercial Pacific Cable Company, através de uma parceria entre as empresas Commercial Cable Company, a Great Northern Telegraph Company e a Eastern Telegraph Company, tendo como meta estabelecer a primeira rota telegráfica direta da América para as Filipinas, China e Japão.

primeiro cabo telegráfico transpacífico 2
O Silvertown e o início da jornada

Assim, em 14 de dezembro de 1902, o navio Silvertown, que já tinha realizado missões semelhantes em outras partes do mundo, partia da praia de Ocean Beach em São Francisco/EUA para a longa viagem com destino a Honolulu no Havaí.

Após lançar 4.100Km de cabos (2.227 milhas náuticas) trabalhando noite e dia ao longo de duas semanas, a embarcação chegava ao primeiro destino em 1º de janeiro de 1903, com as primeiras mensagens públicas comerciais sendo transmitidas para Honolulu já em 5 de janeiro de 1903.

No mesmo ano, outros trechos de cabos foram lançados: de Honolulu às Ilhas Midway, das Ilhas Midway à Ilha de Guam e da Ilha de Guam a Manila (Filipinas).

primeiro cabo telegráfico transpacífico 3
Detalhes construtivos do cabo utilizado

Com a conexão final destes novos trechos à ilha de Honolulu, ocorrida em 4 de julho de 1903, o então presidente norte-americano Theodore Roosevelt enviaria a primeira mensagem pelo novo sistema, destinada ao governador das Filipinas William H. Taft, e que dizia:

Governador Taft, Manila

Abro o cabo Pacífico-Americano com saudações a você e ao povo das Filipinas.

Theodore Roosevelt.

Logo em seguida, o presidente Roosevelt realizaria o envio de outra mensagem, que entraria para a história como a primeira mensagem telegráfica a dar a volta ao mundo.

Agora originada de Oyster Bay, em Nova Iorque, ela era destinada a Clarence Mackay, presidente da empresa responsável pelo lançamento do cabo.

A mensagem dizia o seguinte:

“Parabéns e sucesso ao cabo do Pacífico, que o gênio de seu lamentado pai e seu próprio empreendimento tornaram possível.

Theodore Roosevelt.”

Enviada às 23h23 de 4 de julho de 1903, ela cruzou todo o território norte-americano em direção a São Francisco, seguindo então pelo novo cabo para Manila, depois para Honolulu, Saigon, Cingapura, Penang, Madras, Bombaim, Aden, Suez, Malta, Gibraltar e Lisboa. A partir daí, avançou pelo cabo transatlântico passando pelos Açores, Canso e sendo finalmente recebida pelo Sr. Mackay, em Nova Iorque, às 23h35.

Toda esta viagem percorreu um trajeto de 41521Km (25.800 milhas) de cabos, levando apenas 9 minutos e meio no percurso. Importante lembrar que, em muitos pontos ao longo do trajeto, a mensagem telegráfica precisava ser recebida por um telegrafista e retransmitida rota acima, até seu destino. Um feito notável para a época.

primeiro cabo telegráfico transpacífico 4
Um dos “cabogramas” enviados pelo sistema

A rede permaneceu em operação até 1941, quando a estação das Ilhas Midway foi abandonada por conta da Segunda Grande Guerra.

Finda a guerra, com a inoperância dos importantes trechos para o Japão e a China, o sistema restante do cabo telegráfico transpacífico tornou-se inviável comercialmente, encerrando definitivamente suas operações em outubro de 1951.

E você, sabe dizer de que forma se dá a maior parte das comunicações intercontinentais hoje em dia?

Como o telégrafo mudou as comunicações