O Internet Explorer é integrado ao Windows em 1994

Em 15 de agosto de 1994, por decisão da Microsoft, o navegador Internet Explorer é integrado ao Windows 95, que estava para ser lançado.

Esta era uma das medidas tomadas pela empresa no sentido de retomar o “bonde perdido” da sua entrada no universo da Internet, considerando que tinham subestimado a importância que a “rede” assumiria.

Nesta data, em plena batalha dos navegadores, o programador da empresa Benjamin Slivka envia aos colegas um e-mail com a brilhante ideia:

e se a gente colocasse o Internet Explorer embutido no Win95?”.

Internet Explorer é integrado ao Windows 3
Pacote com navegador Netscape vendido na época

Até então, os navegadores eram aplicativos como quaisquer outros, que você comprava e instalava conforme a necessidade. E a internet ainda não era uma coisa tão presente na vida das pessoas.

A Microsoft, claro, adorou a ideia do seu funcionário!

Esta ação fez com que eles passassem a dominar o mercado de navegadores, visto que os concorrentes da época (Netscape e Opera) precisavam ser comprados ou baixados da Internet por meio das “lentas” conexões discadas.

Internet Explorer é integrado ao Windows 2
Vários aplicativos da Microsoft passaram a exigir o IE, forçando sua instalação pelo usuário

Resumindo: A empresa empurrou o Internet Explorer para todos os usuários Windows e ainda fez com que vários dos seus aplicativos só funcionassem se o IE estivesse instalado no computador.

Mas, digamos que, “deu ruim”…

Por esta decisão, a Microsoft foi processada pelo Departamento de Justiça Americano e mais 20 estados por concorrência desleal.

E você, qual seu navegador preferido?

Videodocumentário sobre a construção do monopólio da Microsoft