Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 13 de outubro de 1994 a Netscape Communications Corporation, fundada meses antes, em abril de 1994 por James H. Clark e Marc Lowell Andreessen, lançava seu primeiro produto, o navegador de internet Mosaic Netscape 0.9, que já dominaria, apenas quatro meses após o lançamento, 75% do mercado de navegadores web, tornando-se o preferido dos “internautas”, como eram chamados os usuários de internet na época.

Netscape Navigador 1.0

Já no mês seguinte, em 15 de dezembro de 1994, era a vez da revolucionária e histórica versão Netscape Navigator 1.0 chegar ao mercado, que elevaria a empresa à posição de liderança isolada no mercado de navegadores web.

navegador web Netscape Navigator 2
O primeiro Netscape Navigator, já rebatizado
Netscape Navigador 2.0

Em 18 de setembro de 1995, a Netscape Communications Corporation consolidava sua liderança e lançava o navegador web Netscape Navigator 2.

Além da versão para o Microsoft Windows, nesta mesma data, eram também liberadas outras versões para os sistemas operacionais MacOS, Linux, Solaris, IRIX, HP-UX, AIX, SunOS e FreeBSD.

navegador web Netscape Navigator 3
O navegador web Netscape Navigator 2.0

No auge de sua popularidade, o novo navegador trazia uma série de inovações, entre elas: suporte a JavaScript, GIFs animados, a tag HTML<frame>”.

Contava ainda com os aplicativos Netscape Mail, para envio e recebimento de e-mail e o Netscape News, para acesso ao serviço de NewsGroups (Usenet).

navegador web Netscape Navigator 4
Pacote de distribuição

Importante destacar que este foi o primeiro navegador a suportar JavaScript (na época ainda chamado LiveScript) e GIFs animados, tecnologias até hoje presentes nos sites da Internet.

Esta nova versão, lançada um ano depois da sua “estreia” e que agora compunha um “pacote” com vários aplicativos, podia ser comprada por US$ 49,00.

navegador web Netscape Navigator 5
Versão para Microsoft Windows
navegador web Netscape Navigator 6
Versão para Apple Macintosh

Na mesma época, ainda em início de carreira, o navegador concorrente Microsoft Internet Explorer dava seus primeiros passos, passando a ser distribuído gratuitamente nos kits de acesso do provedor de internet America Online (AOL).

navegador web Netscape Navigator 7
Utilização do Netscape ao longo dos anos

Contudo, o Netscape ainda liderava com folga o mercado de navegadores… mas não por muito tempo, pois a Microsoft guardava uma surpresa para o Windows 95.

Netscape 6

Lançado oficialmente em 14 de novembro de 2000, o Netscape 6 marcaria o retorno da Netscape Communications Corporation à disputa pelos navegadores da web, após anos de declínio frente ao Internet Explorer.

Diferente de seu antecessor, o Netscape Communicator 4.5, que havia sido lançado em 1998 e era ainda baseado nos códigos originais da Netscape, o Netscape 6 foi totalmente reconstruído a partir do Mozilla Application Framework, projeto de código aberto criado pela própria Netscape em 1998, oportunidade em que divulgaria publicamente seu código fonte.

Essa decisão representaria uma mudança profunda na base tecnológica do navegador, abandonando o antigo código proprietário e adotando o motor Gecko, desenvolvido com a promessa de oferecer uma renderização de páginas mais rápida e compatibilidade mais rigorosa com os padrões da web estabelecidos pelo W3C, como HTML 4.0, CSS, JavaScript e DOM (Document Object Model), algo que o Communicator 4.x fazia de forma deficiente

O novo lançamento, entretanto, não receberia a numeração “5” esperada, justamente porque a versão intermediária planejada, o Netscape 5, havia sido cancelada durante o processo de desenvolvimento.

navegador web Netscape Navigator 9
Netscape 6: remodelado

O Netscape 6 seria responsável por introduzir uma interface moderna, baseada no XUL (XML User Interface Language), além de integração nativa com e-mail, grupos de notícias, mensagens instantâneas (o AIM da AOL) e um gerenciador de “temas” personalizáveis (skins), características que buscavam unificar a experiência do usuário num mesmo “ambiente”.

Infelizmente, apesar de todas as promessas e melhorias “teóricas”, a primeira versão, o Netscape 6.0, foi amplamente criticada por ser, além de instável, leeeeeeeenta, o que prejudicaria seu apelo inicial e permitiria que o Internet Explorer 6.0, lançado no ano seguinte, consolidasse ainda mais sua dominância no mercado.

Ainda assim, o Netscape 6 teria papel fundamental na consolidação do movimento de software livre e na evolução do projeto Mozilla, que posteriormente daria origem ao navegador Mozilla Firefox, lançado em 2004.

Para conhecer ou relembrar:

Quer matar a saudade desta e de outras versões do Netscape? Várias delas estão disponíveis para download neste endereço.


E você, usou alguma das versões do Netscape Navigator?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

O Netscape Navigator 2.0
Ascensão e queda da Netscape
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!



Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *