O World Wide Web Consortium W3C de 1994

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 1 de outubro de 1994, o pesquisador Tim Berners-Lee fundaria o World Wide Web Consortium W3C, instituição responsável pela padronização da World Wide Web.

Fundado no dia de hoje por Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web, o World Wide Web Consortium (W3C) foi concebido como tendo a missão de desenvolver padrões abertos para a web, garantindo seu crescimento ordenado e acessível a todos.

A concepção do W3C teria ocorrido em função dos pedidos de várias empresas (que vinham investindo muitos recursos na web), motivadas pela necessidade de uma entidade que pudesse coordenar os esforços de padronização das tecnologias web.

Atendendo a estes anseios, Tim Berners-Lee fundaria o World Wide Web Consortium, buscando resolver problemas de compatibilidade e promover a interoperabilidade entre os diferentes navegadores e tecnologias web, assegurando assim que a internet permanecesse aberta, acessível e funcional para todos, sem ser controlada por corporações ou interesses comerciais específicos.

Sua fundação se daria no dia de hoje, no Laboratório de Ciência da Computação do Massachusetts Institute of Technology – MIT (onde fica sua sede), em parceria com a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).  A partir daí se expandiria rapidamente, estabelecendo escritórios em outras partes do mundo, como o Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação (INRIA) da França e a Universidade Keio, no Japão, atuando de forma associada.

Atualmente conta com escritórios na Austrália, países do Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), Brasil, China, Finlândia, Alemanha, Áustria, Grécia, Hong Kong, Hungria, Índia, Israel, Itália, Coreia do Sul, Marrocos, Senegal, África do Sul, Espanha, Suécia, Reino Unido, Irlanda e China.

World Wide Web Consortium W3C 2
Alguns dos inúmeros padrões estabelecidos pelo W3C

A organização também tem como missão desenvolver protocolos e diretrizes para promover a acessibilidade e a internacionalização da web, contando com a colaboração de centenas de organizações e milhares de especialistas que, trabalhando juntos, desenvolvem e mantêm padrões essenciais para a web, como HTML, CSS, SVG e XML, que atualmente são base da maioria dos sites da internet.

As Recomendações do W3C

Os documentos normativos do W3C são emitidos sobe a forma de “Recomendações”.

As Recomendações do W3C são documentos técnicos que definem padrões e diretrizes para o desenvolvimento de tecnologias web, elaboradas por grupos de trabalho compostos por especialistas e membros da comunidade, que colaboram para criar soluções que atendam às necessidades da indústria e dos usuários.

O rigoroso processo de criação e revisão de uma especificação no W3C segue um ciclo estruturado e colaborativo, que se inicia com um grupo de trabalho, formado com especialistas, membros da indústria e comunidades de interesse, identificando uma necessidade ou problema que requer padronização.

A partir daí, um rascunho de proposta é elaborado, conhecido como Working Draft (WD), e disponibilizado para discussão pública. Com o feedback recebido, o documento evolui para o status de Candidate Recommendation (CR), quando este grupo acredita que a especificação está madura e busca implementação prática por desenvolvedores e empresas.

Após testes e ajustes, a especificação passa por mais revisões até se tornar uma Proposed Recommendation (PR), que é revisada pelos membros do W3C. Finalmente, após uma votação final e aprovação, a especificação se torna uma W3C Recommendation, ou seja, um padrão oficial da web, amplamente adotado na indústria.

Todo este processo é público, colaborativo e focado na interoperabilidade.

A fundação do W3C não apenas consolidou a visão de Tim Berners-Lee de uma web universal e acessível, mas também estabeleceu as bases para a contínua inovação e crescimento da internet, buscando levar a Web ao seu potencial máximo.

Ao longo dos anos, o W3C se tornaria um dos órgãos mais influentes na evolução da web, adaptando-se às mudanças tecnológicas e às novas demandas dos usuários. Manteve-se na vanguarda da evolução digital promovendo a inovação e a padronização de novas tecnologias que permitiram o crescimento exponencial da internet. Sua atuação continua sendo crucial para garantir que a web seja um recurso universal, acessível e estável para todos.


E você, que outros padrões criados pelo W3C conhece?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

30 anos do W3C
Tim Berners-Lee fala do W3C
Padrões Web
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *