Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 02 de setembro de 1993, era anunciado o W3Catalog, primeiro sistema de busca da Internet.

Desenvolvido pelo holandês Oscar Marius Nierstrasz, do Centre Universitaire d’Informatique  (CUI) da  Universidade de Genebra, o W3Catalog ou CUI WWW Catalog, é considerado como sendo o primeiro mecanismo de pesquisa da World Wide Web.

Numa internet WEB ainda engatinhando, o W3Catalog foi uma tentativa pioneira de estruturar e categorizar o conteúdo que vinha se proliferando em progressão geométrica, propondo-se a ser uma ferramenta que ajudasse os usuários a encontrar recursos e informações na efervescente grande rede mundial de computadores, a Internet.

Seu projeto teria se iniciado após uma visita de Tim Berners-Lee (o inventor da Web), à Universidade de Genebra, onde realizou um seminário demonstrando aos acadêmicos sua invenção.

Após a visita, o primeiro servidor web do CUI entraria em operação em 25 de junho de 1993, operando exclusivamente com conteúdos “estáticos”, visto que o aplicativo “servidor WWW” criado por Berners-Lee ainda não possibilitava a criação de “conteúdos dinâmicos”.

Mas isso mudaria em 10 de agosto de 1993, quando um novo aplicativo servidor WWW de nome Plexus, baseado na linguagem de programação Perl entraria em operação na Universidade, tornando viável a criação de “sistemas” web que pudessem ter seus conteúdos criados a partir de consultas, em tempo real, a fontes externas de informação, como bancos de dados ou arquivos.

Com a nova funcionalidade disponível, Nierstrasz criaria então seu primeiro aplicativo, o Parscan, capaz de procurar palavras (strings) em várias listas de dados, retornando os resultados ao usuário diretamente em seu navegador.

Isso pode parecer algo banal atualmente, mas foi uma grande inovação para a época. 😊

Estava assim aberto o caminho para a primeira ferramenta de busca da Internet, com primeira versão do aplicativo Parscan tendo sido disponibilizada publicamente na data de hoje.

W3Catalog 2
O criador

Mas o trabalho braçal em manter as bases de dados contendo as listas de sites foi subestimado, visto que “alguém” precisava rastrear e garantir que todos os links para os sites cadastrados no diretório continuassem funcionando.

Além disso, a crescente popularidade do sistema W3Catalog fez com que o servidor no qual o sistema estava hospedado ficasse sobrecarregado, prejudicando outras atividades da instituição.

E assim, em 9 de novembro de 1996, após cerca de 3 anos de operação, o W3Catalog, desbancado por mecanismos de busca mais modernizados, como o AltaVista e Yahoo!, e pela ausência de interesse em mantê-lo funcionando, era definitivamente desativado.

Embora o W3Catalog tenha desempenhado um papel importante como uma das primeiras tentativas de organização da web, ele também ressaltou os enormes desafios relacionados às tarefas de indexação e categorização de uma rede em constante crescimento e evolução.

Ainda que o W3Catalog tenha sido um projeto relativamente modesto, sua influência como um precursor das ferramentas de busca e indexação que moldaram a forma como navegamos na internet é inegável, marcando a história da tecnologia como um dos primeiros passos na busca por organizar e tornar acessível o vasto oceano de informações que a World Wide Web se tornou.


E você, lembra qual foi o primeiro sistema de busca online que utilizou?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Os buscadores Internet mais populares de 1993 à 2021
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *