Em 18 de janeiro de 1995, os estudantes David Robert Filo e Jerry Chih-Yuan Yang realizavam a criação do domínio yahoo.com.

Tudo começaria um ano antes, quando Filo e Yang, então estudantes de doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade Stanford nos EUA, começaram a catalogar manualmente sites da Internet, dividindo-os segundo categorias.

Mas perceberam que, na medida que as categorias começaram a crescer, a fim de melhor organizar sua base de dados, precisavam criar subcategorias e assim sucessivamente.

criação do domínio Yahoo com 2
Aparência original do site

Este modelo hierárquico seria o mesmo conceito aplicado posteriormente no “Diretório” do Yahoo!.

Vale destacar que, inicialmente, a função de “busca” ainda não existia no portal, cabendo ao usuário navegar pela estrutura de diretórios do site. A funcionalidade Yahoo Search seria incluída apenas algum tempo depois.

A primeira versão do website criado por eles tinha o nome de “Jerry and David’s Guide to the World Wide Web” (O Guia de Jerry e David para a World Wide Web). Felizmente alguém deve ter dito a eles que este não era um bom nome 😊.

Observaram, contudo, que pouco tempo depois de colocarem o site no ar, o volume de acessos aumentou absurdamente, não se restringindo mais aos seus colegas da Universidade de Stanford. Tinha virado um grande sucesso!

criação do domínio Yahoo com 3
Mudança de visual já em 1995

Percebendo o potencial do negócio que tinham em mãos, formalizaram a criação da empresa dois meses depois, em 02 de março de 1995, vindo a se torna, em pouco tempo, o site de busca mais popular da Internet, desbancando concorrentes como Excite, Lycos e America Online.

Ao longo dos anos seguintes, além do serviço de busca, a empresa desenvolveu diversos outros serviços de sucesso, como: Yahoo! Mail, Yahoo! News, Yahoo! Finance, Yahoo! Grupos, Yahoo! Respostas, Yahoo! Messenger, entre outros.

Adquiriu também inúmeras empresas, chegando a ser dona de 40% do famoso site chinês de comércio eletrônico Alibaba (dono do Aliexpress).

criação do domínio Yahoo com 4
Informações do registro do domínio

Em 2008 a Microsoft teria oferecido quase US$ 45 bilhões pela empresa. Mas o Yahoo recusou a oferta alegando que o valor era baixo…

Viria a ser vendida em 2017 para a Verizon Communications, no auge de sua crise financeira, por “meros” US$ 4,5 bilhões.

E você, quais sites de pesquisa usava nos anos 90?

Ascensão e Queda do Yahoo