Em 19 de fevereiro de 1987, a então Apple Computers Inc registrava o domínio Apple.com.

A Apple, caso você não conheça, é uma empresa de tecnologia norte-americana responsável pela criação de uma infinidade de computadores e dispositivos eletrônicos desde sua fundação em 1976, como o Apple II, Macintosh, iPod, iPhone, iMac, iPad, iTunes e todos os demais i-sucessos produzidos por eles.

A criação deste domínio acontecia numa época em que a Internet ainda “engatinhava”, restrita basicamente às instituições de ensino e de pesquisa, entes governamentais e algumas poucas empresas.

Importante lembrar que isso ocorria quatro anos antes da invenção da WEB, sendo este domínio o 64º mais antigo da história da grande rede!

E sabe quanto isso custou para a Apple? ZERO!

domínio apple.com 2
Dados do registro do domínio

Naquela época os procedimentos de registro de domínio não tinham custo algum.

Bastava enviar um Email para o Network Information Center” (NIC), organização criada em 1972 (operada pela SRI International ) e responsável por controlar a criação dos “nomes” no início da Internet, e pronto 😊.

Era a única instituição que cuidava de organizar a criação de domínios internet na época e que se tornaria posteriormente a InterNIC.

Esta tarefa é atualmente gerenciada pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

Dessa vez não se pode atribuir à Steve Jobs o mérito pela criação do domínio da Apple. Ele já estava fora da empresa desde 1985 e só voltaria à ela em 1997. 😊

Ahhh… o domínio microsoft.com só seria registrado 4 anos depois, em 01 de maio de 1991… 😉

E você, o que você fez na primeira vez que acessou a Internet?

A história da Internet