Em 19 de fevereiro de 2003, a norte-americana Microsoft adquiria o Connectix Virtual PC, software de virtualização de computadores.

O Virtual PC foi um aplicativo de virtualização criado pela empresa Connectix em junho de 1997, inicialmente para a plataforma Apple Macintosh equipada com microprocessadores PowerPC.

Ele permitia ao usuário simular um “computador virtual”, tipo PC, dentro de um computador Macintosh real, os mais variados sistemas, como o Microsoft Windows, IBM OS/2, Linux, entre outros.

Microsoft adquiria o Connectix Virtual PC 2
A versão original para Macintosh

Isso dava aos usuários Mac a possibilidade de rodar aplicativos Windows que ainda não estivessem disponíveis em sua plataforma, unindo estes dois mundos no mesmo computador que ele já possuía.

Depois de algum tempo operando exclusivamente nos computadores Apple, ganharia sua primeira versão para computadores equipados com o sistema Microsoft Windows em junho de 2001.

Microsoft adquiria o Connectix Virtual PC 3
A versão para Windows

Mas, na medida em que esta tecnologia começava a despertar o interesse corporativo, especialmente com o sucesso do concorrente VMWare, que os possibilitava às empresas consolidar vários servidores físicos em máquinas virtuais num único servidor, a Microsoft começou a ouvir dos seus clientes que “seria muito bom que a Microsoft tivesse uma solução de máquinas virtuais”.

Com esta perspectiva, não pensou duas vezes em adquirir o Virtual PC, levando junto o aplicativo Virtual Server, que ainda nem tinha sido lançado pela Connectix.

Curiosamente esta transação não se tratou de uma aquisição da empresa Connectix como um todo, que seguiu sua vida, mas focando-se exclusivamente nos programas em questão.

Microsoft adquiria o Connectix Virtual PC 4
O Virtual Server em suas versões Connectix e Microsoft

A Microsoft planejava também usar o sistema de virtualização para incentivar seus usuários do antigo sistema Windows NT 4.0 a migrarem para seu novo Windows Server 2003, passando a rodar seus sistemas legados Windows NT 4.0 agora como “máquinas virtuais” do novo sistema.

O Virtual Server teve, entretanto, uma vida relativamente curta, sendo posteriormente substituído pelo sistema Microsoft Hyper-V.

O Windows Virtual PC foi também substituído pelo Hyper-V a partir do Microsoft Windows 8.

Para conhecer ou relembrar:

As versões antigas do Virtual PC estão disponíveis para download neste endereço.

E você, qual a melhor ferramenta de virtualização na sua opinião?

Rodando o Windows 98 no Virtual PC para Macintosh