Em 25 de junho de 1998, a Microsoft disponibilizava ao público a nova versão Microsoft Windows 98 do onipresente sistema operacional Windows.

O Windows 98 foi um dos componentes da família “Windows” de sistemas operacionais (SO) para computadores do tipo “PC”, que chegava para suceder ao Microsoft Windows 95.

sistema operacional Microsoft Windows 98 2
Interface típica do sistema

Mesmo com todas as evoluções, ainda era um sistema operacional “misto” de 16 e 32 bits e dependente do antigo Microsoft MS-DOS para sua inicialização.

Embora muitas de suas evoluções em relação à versão 95 fossem puramente estéticas, apresentou algumas novidades.

A principal delas foi o grande “foco” na internet.

sistema operacional Microsoft Windows 98 3
Pacote de instalação do sistema

Entre outro aplicativos, já vinha de série com o navegador Internet Explorer , além de versões do Outlook Express, Frontpage e Netmeeting.

Na interface do usuário trouxe o ActiveDesktop, já como parte do SO, além de funcionalidades como abertura de programas com apenas um clique.

sistema operacional Microsoft Windows 98 5
Revista da época

Mas a grande revolução foi o suporte mais consistente ao barramento USB, o que facilitou muito a vida de todos os usuários, que passavam a ter uma maior gama de dispositivos reconhecidos de forma automática.

Vendeu mais de 58 milhões de unidades recebendo, no ano seguinte, um upgrade: o Windows 98 Second Edition (SE).

Mas talvez o “evento” mais marcante do Windows 98 tenha sido durante sua apresentação pública de lançamento, quando o engenheiro da Microsoft Chris Capossela, ao lado de Bill Gates, fazia a demonstração das novas funcionalidades “plug-and-play” para dispositivos USB.

Windows 98 2
O “mico” do travamento na apresentação pública

Ao plugar o scanner USB, imediatamente o Windows trava e apresenta aquela famosa “tela azul da morte”. A plateia cai na gargalhada.

Bill Gates, visivelmente embaraçado, diz a famosa frase: “Talvez seja por isso que nós não estejamos fornecendo o Windows 98 ainda”. 😊

Para conhecer ou relembrar:

Quer matar a saudade? Aqui neste endereço você encontra uma versão “online” do Windows 98 para se divertir.

E você, usou o Microsoft Windows 98?

Apresentação pública do Windows 98
Comercial Windows 98