Em 30 de abril de 1993, por decisão do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), o código-fonte da Web era tornado público.

Esta história se iniciaria anos antes, em 1989, quando o físico pesquisador do CERN Tim Berners-Lee publica seu histórico artigo “Gerenciamento de Informações: Uma Proposta”, contendo as bases daquilo que viria a ser tornar a World Wide Web.

código-fonte da Web era tornado público 2
Computador NeXT usado na criação do primeiro servidor WEB, ainda com o recado “Esta máquina é um servidor, não desligue!!

No período que se seguiu, Berners-Lee trabalharia em sua proposta, apresentando, ao término de 1990, versões preliminares dos aplicativos (servidor e navegador web), cujas versões finais teriam sido aprovadas pelo Comitê Científico do CERN em maio de 1991, quando foram disponibilizadas aos pares do centro de pesquisa para uso.

Em agosto do mesmo ano, era a vez de ir ao ar a primeira página Web da história, hospedada no endereço http://info.cern.ch/, que continha informações sobre o tal projeto “web”, descrevendo seu funcionamento e forma de utiliza-lo.

Mas, desde o início do projeto, Berners-Lee deixava claro que não tinha interesse comercial em sua invenção, rejeitando a sugestão do CERN de patentear a tecnologia que tinha inventado.

código-fonte da Web era tornado público 3
Tim Berners-Lee ao lado de sua primeira página Web

Sua intenção sempre foi que a Web fosse aberta e livre, de forma que pudesse crescer rapidamente. Sobre isso, disse ele a respeito:

“Não posso propor que uma coisa seja universal e ao mesmo tempo manter o controle sobre ela”.

Este desejo se concretizaria nesta data, após muita insistência de Berners-Lee, quando os diretores do CERN liberaram os códigos-fonte dos sistemas criados pelo físico para a World Wide Web, colocando-os em domínio público e tornando-os disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa.

código-fonte da Web era tornado público 4
O primeiro navegador (browser) criado por Berners-Lee

Esta decisão histórica de compartilhar, com a comunidade internacional, todos os programas e protocolos concebidos por ele, é considerada por muitos historiadores como o momento mais importante da história da Internet moderna, com alguns deles escolhendo-o com o evento que demarcaria o nascimento da Web em si.

Um evento aparentemente simples, mas que geraria um efeito multiplicador capaz de provocar um crescimento exponencial, tanto no número de usuários, quanto de servidores disponibilizando informações na grande rede, que totalizavam mais de 500 ao final de 1993 e mais de 10mil no ano seguinte.

Aqui, o documento original do CERN (inglês) dando publicidade à decisão:

E você, o que costumava fazer quando começou a acessar a Internet?

Palestra de Tim Berners-Lee no TED sobre a próxima Web
Uma breve história da Internet