Em abril de 1993, a empresa Eo Inc lançava seu tablet EO Personal Communicator, o primeiro “phablet” da história.

Criado pela empresa “Eo” (do latim “eu vou”) fundada em 2001, após sua separação da GO Corporation (especializada em desenvolvimento de dispositivos portáteis), o EO Personal Communicator foi um dos primeiros assistentes pessoais digitais (PDA) da história, ou simplesmente “tablet”, caso prefiram. 😊

tablet EO Personal Communicator 2
Vista lateral exibindo o “telefone” e portas de comunicação

Um projeto desenvolvido em conjunto por David Kelley Design, Frog Design, Matsushita/Panasonic, Olivetti SpA e Marubeni Corporation, tratava-se de um grande PDA com possibilidade de comunicação sem fio, que integrava as funcionalidades de telefone celular, aparelho de fax e computador pessoal, sendo muito semelhante ao seu principal concorrente, o Apple Newton.

O modelo básico EO Personal Communicator 440 contava com um microprocessador AT&T ATT92010 Hobbit RISC operando a 20 MHz de velocidade, 4 MB de memória RAM (expansível a 12MB), 8MB de memória ROM, armazenamento interno de 20 Mb, placa fax/modem 14.400bps (também celular), uma tela LCD de 5,9”x4,3” sensível ao toque e resolução de 640 x 480 pixels, slot PCMCIA, além de conexões externas para microfone, telefone, portas seria/paralela, teclado PS/2 e alimentação.

tablet EO Personal Communicator 3
Lateral oposta com porta para modem/linha telefônica

O modelo EO Personal Communicator 880 trazia ainda, como diferencial, um processador mais rápido operando em 30MHz, tela maior de 7,6”x5,7, dois slots PCMCIA, armazenamento interno de 64MB e porta VGA para monitor externo.

Equipado com o sistema operacional PenPoint OS (da GO Corporation) para dispositivos com tela de toque, vinha acompanhado com alguns aplicativos como GO Phone (chamadas), GO Mail (email), GO FAX, EO Calc (calculadora), GO PenTOPS (sincronismo de dados com o PC), entre outros.

tablet EO Personal Communicator 4
Placa principal

A curiosa CPU Hobbit RISC da AT&T (famosa empresa de telecomunicações mas pouco conhecida como fabricante de microprocessadores), era otimizada para executar programas desenvolvidos em linguagem “C”, tendo sido criada originalmente para o PDA Apple Newton, mas substituída pelo processador ACORN ARM antes do lançamento.

Embora apresentasse uma performance até quatro vezes maior que os Intel 80386, o EO Personal Communicator foi o único dispositivo produzido a utilizá-la. Exatamente para concorrer com o Apple Newton, que a havia desdenhado. 😊

Adquirida em 1993 pela gigante das telecomunicações AT&T, a Eo Inc. encerraria suas atividades em 29 de julho de 1994, depois de não atingir as metas de vendas esperadas.

tablet EO Personal Communicator 5
Panfleto de divulgação

Os registros existentes relatam que por volta de 10 mil unidades foram comercializadas, tendo o EO recebido em 2012, da revista PC Magazine, o título de “verdadeiro primeiro phablet“, termo que define os dispositivos que conjugam as funções de “phone”(telefone) e “tablet”, como os smartphones atuais.

Um dispositivo com características inovadoras e que inspiraria a criação futura de muitos outros, com o Palm Pilot.

Para conhecer ou relembrar:

A íntegra do original do manual do usuário pode ser acessada aqui neste endereço.

E você, conheceu algum exemplar do EO Personal Communicator?

Edição do programa Computer Chronicles apresentando o EO Personal Communicator
Conhecendo o sistema PenPoint OS, usado no EO
Demonstração pública do PenPoint OS
Programa de TV apresentando o EO Personal Communicator