Em 09 de fevereiro de 2013, a norte-americana Microsoft começava a comercializar o tablet Microsoft Surface Pro.

A linha de dispositivos Microsoft Surface é composta de uma série de tablets, computadores pessoais e quadros interativos, com tela sensível ao toque, que executam o sistema operacional Microsoft Windows.

Com a versão original lançada em 26 de outubro de 2012 (o modelo Microsoft Surface, depois rebatizado como “Surface Go”), essa era a primeira vez que a Microsoft oferecia uma solução que integrava, no mesmo produto, seu sistema Windows com um hardware projetado e distribuído por ela mesma.

Talvez querendo imitar o que a Apple já fazia há anos… 😊

tablet Microsoft Surface Pro 2
Alguns dos modelos da família

Diferentemente do modelo básico original, que era baseado em um microprocessador ARM e rodava uma versão especial do sistema conhecida como “Windows RT”, o Tablet Microsoft Surface Pro, também um híbrido notebook/tablet, tinha como “cérebro” um microprocessador Intel x86 de 64 bits da família Core i5, com maior capacidade de processamento, sendo capaz de executar a versão padrão do Windows.

Anunciado originalmente em 2012 como Surface for Windows 8 Pro e rebatizado nas vésperas do lançamento, suas diferenças em relação ao modelo básico também estavam na maior resolução da tela, de 1920×1080, maior capacidade de armazenamento interno e recursos de processamento gráfico (GPU) mais elaborados.

tablet Microsoft Surface Pro 3
Anúncio da época

Atualmente a família compreende as seguintes linhas: Surface Go (o tablet híbrido original “de entrada”), Surface Pro (a versão mais poderosa do tablet), Surface Laptop (o notebook), Surface Laptop Go (versão mais econômica do notebook), Surface Laptop Studio (um notebook com tela destacável, sucessor do Surface Book) Surface Laptop SE (versão econômica para fins educacionais), Surface Studio (um desktop com tela de 28” que se transforma numa mesa de desenho), Surface Hub (uma lousa interativa) e o Surface Duo (telefone celular com tela dobrável).

tablet Microsoft Surface Pro 4
Personagem do comercial: coincidência ou uma referência proposital?

Não pudemos deixar de observar, no comercial de lançamento do Microsoft Surface em 2012, a figura do personagem principal, que inicia e aparece em outros momentos ao longo do vídeo…

A semelhança com o “jovem Steve Jobs” de sweater escuro é uma “incrível coincidência” ou uma referência proposital? Deixem sua opinião nos comentários abaixo.

E você, o que acha dos equipamentos da família surface?

Evento de lançamento em 2012
Comercial de Lançamento