Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 09 de fevereiro de 2013, a norte-americana Microsoft começava a comercializar o tablet Microsoft Surface Pro.

A linha de dispositivos Microsoft Surface é composta de uma série de tablets, computadores pessoais e quadros interativos, com tela sensível ao toque, que executam o sistema operacional Microsoft Windows.

Com a versão original lançada em 26 de outubro de 2012 (o modelo Microsoft Surface, depois rebatizado como “Surface Go”), essa era a primeira vez que a Microsoft oferecia uma solução que integrava, no mesmo produto, seu sistema Windows com um hardware projetado e distribuído por ela mesma.

Talvez querendo imitar o que a Apple já fazia há anos… 😊

tablet Microsoft Surface Pro 2
Alguns dos modelos da família

Diferentemente do modelo básico original, que era baseado em um microprocessador ARM e rodava uma versão especial do sistema conhecida como “Windows RT”, o Tablet Microsoft Surface Pro, também um híbrido notebook/tablet, tinha como “cérebro” um microprocessador Intel x86 de 64 bits da família Core i5, com maior capacidade de processamento, sendo capaz de executar a versão padrão do Windows.

Anunciado originalmente em 2012 como Surface for Windows 8 Pro e rebatizado nas vésperas do lançamento, suas diferenças em relação ao modelo básico também estavam na maior resolução da tela, de 1920×1080, maior capacidade de armazenamento interno e recursos de processamento gráfico (GPU) mais elaborados.

tablet Microsoft Surface Pro 3
Anúncio da época

Atualmente a família compreende as seguintes linhas: Surface Go (o tablet híbrido original “de entrada”), Surface Pro (a versão mais poderosa do tablet), Surface Laptop (o notebook), Surface Laptop Go (versão mais econômica do notebook), Surface Laptop Studio (um notebook com tela destacável, sucessor do Surface Book) Surface Laptop SE (versão econômica para fins educacionais), Surface Studio (um desktop com tela de 28” que se transforma numa mesa de desenho), Surface Hub (uma lousa interativa) e o Surface Duo (telefone celular com tela dobrável).

tablet Microsoft Surface Pro 4
Personagem do comercial: coincidência ou uma referência proposital?

Não pudemos deixar de observar, no comercial de lançamento do Microsoft Surface em 2012, a figura do personagem principal, que inicia e aparece em outros momentos ao longo do vídeo…

A semelhança com o “jovem Steve Jobs” de sweater escuro é uma “incrível coincidência” ou uma referência proposital? Deixem sua opinião nos comentários abaixo.


E você, o que acha dos equipamentos da família surface?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Evento de lançamento em 2012
Comercial de Lançamento
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *