Em 23 de junho de 2003, a estadunidense Microsoft lançava a nova versão para dispositivos portáteis do seu sistema operacional Microsoft Windows Mobile 2003.

Até então conhecido como Pocket PC 2003, o Microsoft Windows Mobile 2003 (nome código “Ozone“), foi a primeira versão sob a denominação “Windows Mobile”, tendo por base o núcleo do sistema Windows CE 4.2.

Tratava-se de um sistema operacional projetado para dispositivos portáteis, como smartphones e Assistentes Digitais Pessoais (PDAs), com uma interface amigável e familiar, semelhante à interface do Windows XP.

Essa nova versão trouxe uma série de melhorias e recursos avançados, aprimorando a interface do sistema, a comunicação sem fio, a experiência com mídias digitais e o suporte aos desenvolvedores que criam aplicações baseadas no Microsoft .NET.

sistema operacional Windows Mobile 2003 2
Interface do sistema, inspirada no Windows XP

Foi produzido em quatro versões básicas: “Windows Mobile 2003 for Pocket PC Premium Edition” (versão full), “Windows Mobile 2003 for Pocket PC Professional Edition” (versão com funcionalidades reduzidas para dispositivos de baixo custo), “Windows Mobile 2003 for Smartphone” (para aparelhos sem tela de toque e com baixa resolução) e a “Windows Mobile 2003 for Pocket PC Phone Edition“(para Pocket PCs com função de telefone integrada).

Sua evolução na conectividade sem fio ofereceu melhor suporte a redes Wi-Fi e Bluetooth, permitindo aos usuários conectarem-se a redes locais e a outros dispositivos, facilitando a transferência de arquivos, o uso de fones de ouvido e teclados externos, o acesso à Internet e a troca de informações.

O sistema operacional também introduziu o Windows Media Player 9, oferecendo suporte a formatos de áudio e vídeo populares, permitindo aos usuários reproduzir e desfrutar de conteúdo multimídia em seus dispositivos móveis.

Isso incluía o suporte a arquivos musicais em formato MIDI, que podiam ser usados como “toques” na versão do sistema para telefones, além do acesso aos conteúdos online via “streaming”, por meio das conexões sem fio.

Ainda na área multimídia, o sistema ganhou também um aplicativo de fotos com suporte para visualização, edição e envio por e-mail.

sistema operacional Windows Mobile 2003 3
Um dos antigos modelos de Pocket PCs com o Windows Mobile

Como não só de trabalho vive o homem, os joguinhos não foram esquecidos. Além da inclusão no sistema de uma biblioteca para facilitar o desenvolvimento de jogos para a plataforma (a GAPI), o jogo de quebra-cabeça intitulado Jawbreaker estava entre os programas pré-instalados de fábrica.

Outros aplicativos nativos incluíam uma versão do leitor de e-mails Pocket Outlook, o navegador web Pocket Internet Explorer e um gerenciador de mensagens SMS.

Em 24 de março de 2004, a Microsoft lançaria ainda uma revisão do sistema, que receberia o nome de Windows Mobile 2003 SE (Second Edition).

Novas versões foram produzidas nos anos seguintes, com a última delas, o Windows Mobile 6.5.5 tendo sido lançada em 2 de fevereiro de 2010, substituída no mesmo ano pelo Windows Phone.

E você, teve dispositivos baseados no Windows Mobile? Como foi esta experiência?

Reportagem de TV sobre o lançamento do Windows Mobile 2003
Evolução dos telefones Windows
Evolução do sistema Windows para portáteis