Em 25 de outubro de 2001, a Microsoft lançava o bem-sucedido e adorado sistema operacional Microsoft Windows XP.

O sistema operacional (SO) Microsoft Windows XP, cujo nome derivava da palavra “eXPerience” (experiência), foi um conjunto de SOs de 32 e 64bits para computadores pessoais, que chegou para suceder os sistemas Microsoft Windows 2000 (de uso corporativo) e Microsoft Windows ME (de uso doméstico), consolidando definitivamente as duas linhas.

Era a primeira versão para usuários domésticos baseada na arquitetura NT, abandonando definitivamente o sistema MS-DOS, que, embora escondido, ainda estava lá presente no Windows ME.

Incluía, entretanto, um “modo de compatibilidade” que possibilitava aos softwares escritos para as versões anteriores do Windows serem executados no XP.

sistema operacional Microsoft Windows XP 3
Pacotes de distribuição de algumas de suas versões

Foi comercializado em três versões básicas: Home Edition (para uso doméstico), Professional Edition (uso corporativo e usuários avançados) e a Media Center Edition (com recursos multimídia avançados).

Houve ainda algumas variantes, como as versões Starter (versão de baixo custo da Home Edition) e a TabletPC (para dispositivos com tela de toque).

Apresentado publicamente durante um evento na sede da empresa em 24 de agosto de 2001, foi sucesso de crítica e de vendas, embalados por um investimento de US$ 1 bilhão em ações de marketing.

Seguindo o ditado de que em time que está ganhando não se mexe, só viria a ser substituído pelo Windows Vista no ano de 2007, que não obteve grande aceitação do público.

sistema operacional Microsoft Windows XP 2
Interface de usuário típica do sistema

Isso fez com que o XP continuasse sendo o SO mais usado no mundo até o ano de 2012, quando foi finalmente ultrapassado pelo Windows 7, que curiosamente já estava disponível desde 2009.

Todo este sucesso fez com que recebesse o título de melhor versão do Windows já produzida.

Windows XP Media Center Edition

Prometendo transformar o computador em um “hub de entretenimento doméstico”, reunindo funcionalidades de TV, música, fotos e vídeo em uma única plataforma integrada, o Windows XP Media Center Edition, lançado em 18 de dezembro de 2003, foi uma versão do sistema operacional Windows XP focada em multimídia.

sistema operacional Microsoft Windows XP 4
O Windows XP Media Center Edition

Tinha como uma de suas características destacadas a capacidade de sintonizar e gravar programas de TV ao vivo, diretamente no computador, graça à sua integração com hardwares sintonizadores de TV que, associados à interface amigável do sistema, permitia aos usuários navegar pelos canais, agendar gravações e até mesmo pausar ou retroceder transmissões ao vivo, proporcionando uma flexibilidade até então inédita no sistema Windows.

O Windows XP Media Center Edition oferecia ainda recursos para gerenciamento de mídia, com os quais os usuários podiam organizar suas coleções de música, fotos e vídeos de maneira intuitiva, facilitando o acesso e a reprodução de conteúdo multimídia. Sua interface adaptada para uso com controles remotos, transformava a experiência em algo simples como operar uma TV.

Para conhecer ou relembrar:

Quer conhecer o matar a saudade do Windows XP? Aqui neste endereço você executa uma versão que roda direto no seu navegador.

E você, teve uma história de amor ou de ódio com o Windows XP?

Versão americana do comercial de lançamento do Windows XP
Versão brasileira do comercial