Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 26 de outubro de 1998, o norte-americano Johnny Ray se torna a primeira pessoa da história a controlar um computador utilizando exclusivamente seu cérebro. O primeiro computador controlado pela mente!

As primeiras pesquisas nesta área começaram em com alemão Hans Berger, que em 1924 descobriu a existência da atividade elétrica do cérebro humano, criando a eletroencefalografia e registrando pela primeira vez este movimento oscilatório.

Caberia ao professor norte-americano Jacques Vidal, nos anos 70, a criação da expressão Brain-Computer Interface – BCI (Interface Cérebro-Computador), bem com a criação das primeiras publicações na área.

Agora em 1998, a realização da façanha caberia aos pesquisadores Roy Bakay e Phillip Kennedy, da Emory University de Atlanta/EUA, os primeiros a instalar um implante cerebral em um ser humano, capaz de obter sinais de alta qualidade para simulação de movimentos via computador.

Depois de sofrer um derrame em 1997, Johnny Ray foi acometido da “Síndrome do Encarceramento”, condição que o paciente, embora consciente, fica impossibilitado de se mover, exibir expressões faciais e se comunicar.

primeiro computador controlado pela mente 2
O cientista Phillip Kennedy e uma das modalidades de BCI

Como etapa inicial do experimento, Ray concordou em implantar um conjunto de eletrodos na área do cérebro responsável por controlar sua mão esquerda, que serviriam para conectá-lo à um computador através de uma BCI.

No início do treinamento, Kennedy solicitou a Ray que tentasse se comunicar com o computador pensando em “mover o mouse com a mão”. E o cursor se moveu na tela do computador, a partir do seu pensamento.

Após um período de adaptação, ele já conseguia controlar o cursor de forma a soletrar palavras.

Mas, para surpresa de todos, meses depois, Ray tinha aprendido a mover o cursor simplesmente pensando em “mover o cursor”. Ele não precisava mais pensar no movimento de sua mão.

Seu cérebro tinha evoluído, aprendendo a se comunicar diretamente com a interface do computador, demonstrando a plasticidade e a absurda capacidade de adaptação desse nosso órgão.

Um novo universo de possibilidades se abria para a humanidade a partir deste experimento, em especial para as pessoas acometidas da mesma condição incapacitante.

Ray viria a falecer quatro anos depois, em 2002, vítima de um aneurisma cerebral.

A história do pesquisador Phil Kennedy é contada no documentário “Pai dos Cyborgs” (Father of the Cyborgs), de 2021. Vejo o trailer na seção de vídeos abaixo.


E você, o que você acha da possibilidade de conexão direta entre o seu cérebro e um computador?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Trailer do documentário “O Pai dos Cyborgs” (Father of the Cyborgs) (2021)
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *