O primeiro Banner da Internet de 1994

Em 27 de outubro de 1994, o site HotWired.com colocava no ar a primeira propaganda na forma de “banner” da história. O primeiro banner da internet!

Ao acessar o site HotWired.com, hoje conhecido simplesmente como Wired (a revista), uma mensagem chamativa se destacava:

“Você já clicou seu mouse aqui? Você irá.”

E a curiosidade, você sabe… matou aquele bichinho peludo de bigode e que faz miau.

Esta era a primeira vez na história da Internet que uma empresa fazia uma campanha publicitária na forma de uma imagem retangular “clicável”.

E ela não era nada discreta: tinha monstruosos 468×60 pixels de dimensão, o que equivalia a mais de 70% da largura da tela dos monitores padrão VGA da época.

Ou seja, estava aí inventado o “danado” do banner. 🤬

E seu sucesso, em grande parte, se deveu também à lentidão da internet com aceso discado (via linha telefônica fixa) da época.

Isso porque a baixa velocidade da conexão fazia com que o conteúdo da página fosse baixado gra… da……. ti…. va…. men……… te, obrigando o usuário a esperar algum tempo até a carga total.

primeiro Banner da Internet 2
O sítio da campanha da AT&T

Ao se colocar o banner no topo da página, esta era então a primeira coisa exibida ao Internauta e, claro, a tentação de “clicar para ver o que tinha ali” era inevitável. 😉

A empresa objeto da ação de marketing era ninguém menos que a AT&T, gigante americana do segmento de telecomunicações.

E como tudo era novidade, 44% das pessoas que visitaram a página acabaram clicando na propaganda.

É… éramos inocentes ainda nessa época 😊.

Felizmente, este anúncio levava o navegante para um tour por alguns dos maiores museus do mundo.

A ação fazia parte de uma campanha maior da AT&T, que se concentrava em “maravilhas tecnológicas futuristas” da Internet, como poder conversar com um amigo por videochamada ou reservar livros em bibliotecas a milhares de quilômetros de distância.

O publicitário Joe McCambley, que ajudou a criar o anúncio, comentou posteriormente a respeito:

“Aquele primeiro banner, que a agência onde eu trabalhava construiu para a AT&T, foi muito útil. Numa época em que as pessoas se perguntavam sobre o que era a Web, ele conectou os visitantes do HotWired.com a um tour por sete dos melhores museus de arte do mundo. Demonstrou como a AT&T poderia transportar pessoas através do espaço e do tempo através da Internet , assim como a AT&T havia feito 100 anos antes com a primeira rede telefônica de longa distância.”

Apesar de malquistos, os banners foram responsáveis por uma revolução no universo da publicidade. Essa era a primeira vez que o pessoal do marketing podia ter a real medida de quantas pessoas viram um determinado anúncio e, ainda mais, saber quantas pessoas efetivamente interagiram com ele.

E a partir deste dia, agora na forma de pop-ups, pop-unders, pop-overs e afins, a indústria da propaganda nunca mais foi a mesma, movimentando atualmente bilhões de dólares em publicidade online.

Já a nossa tranquilidade ao navegar na Internet…

E você, acha a publicidade online de hoje invasiva?

A evolução da publicidade on-line