O primeiro Banner da Internet de 1994

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 27 de outubro de 1994, o site HotWired.com colocava no ar a primeira propaganda na forma de “banner” da história. O primeiro banner da internet!

Ao acessar o site HotWired.com, hoje conhecido simplesmente como Wired (a revista), uma mensagem chamativa se destacava:

“Você já clicou seu mouse aqui? Você irá.”

E a curiosidade, você sabe… matou aquele bichinho peludo de bigode e que faz miau.

Esta era a primeira vez na história da Internet que uma empresa fazia uma campanha publicitária na forma de uma imagem retangular “clicável”.

E ela não era nada discreta: tinha monstruosos 468×60 pixels de dimensão, o que equivalia a mais de 70% da largura da tela dos monitores padrão VGA da época.

Ou seja, estava aí inventado o “danado” do banner. 🤬

E seu sucesso, em grande parte, se deveu também à lentidão da internet com aceso discado (via linha telefônica fixa) da época.

Isso porque a baixa velocidade da conexão fazia com que o conteúdo da página fosse baixado gra… da……. ti…. va…. men……… te, obrigando o usuário a esperar algum tempo até a carga total.

primeiro Banner da Internet 2
O sítio da campanha da AT&T

Ao se colocar o banner no topo da página, esta era então a primeira coisa exibida ao Internauta e, claro, a tentação de “clicar para ver o que tinha ali” era inevitável. 😉

A empresa objeto da ação de marketing era ninguém menos que a AT&T, gigante americana do segmento de telecomunicações.

E como tudo era novidade, 44% das pessoas que visitaram a página acabaram clicando na propaganda.

É… éramos inocentes ainda nessa época 😊.

Felizmente, este anúncio levava o navegante para um tour por alguns dos maiores museus do mundo.

A ação fazia parte de uma campanha maior da AT&T, que se concentrava em “maravilhas tecnológicas futuristas” da Internet, como poder conversar com um amigo por videochamada ou reservar livros em bibliotecas a milhares de quilômetros de distância.

O publicitário Joe McCambley, que ajudou a criar o anúncio, comentou posteriormente a respeito:

“Aquele primeiro banner, que a agência onde eu trabalhava construiu para a AT&T, foi muito útil. Numa época em que as pessoas se perguntavam sobre o que era a Web, ele conectou os visitantes do HotWired.com a um tour por sete dos melhores museus de arte do mundo. Demonstrou como a AT&T poderia transportar pessoas através do espaço e do tempo através da Internet , assim como a AT&T havia feito 100 anos antes com a primeira rede telefônica de longa distância.”

Apesar de malquistos, os banners foram responsáveis por uma revolução no universo da publicidade. Essa era a primeira vez que o pessoal do marketing podia ter a real medida de quantas pessoas viram um determinado anúncio e, ainda mais, saber quantas pessoas efetivamente interagiram com ele.

E a partir deste dia, agora na forma de pop-ups, pop-unders, pop-overs e afins, a indústria da propaganda nunca mais foi a mesma, movimentando atualmente bilhões de dólares em publicidade online.

Já a nossa tranquilidade ao navegar na Internet…


E você, acha a publicidade online de hoje invasiva?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

A evolução da publicidade on-line
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *