O primeiro ser humano é vítima de um robô em 1979

Em 25 de janeiro de 1979, na fábrica da Ford Motor Company do estado de Michigan/EUA, pela primeira vez na história, um ser humano é vítima de um robô.

A vítima foi o jovem Robert Williams, que tinha apenas 25 anos de idade na época, trabalhador da indústria automobilística funcionário da linha de produção da Ford Motor Company.

Este robô (palavra tem origem no tcheco “robota” significando “trabalho forçado/escravo”) fabricado pela Litton Industries e que pesava 1 tonelada, era responsável por pegar no estoque (com seus braços mecânicos) partes a serem usadas na montagem dos veículos.

Mas, em decorrência de uma lentidão na operação do robô, Robert resolveu adiantar o processo e pegar ele mesmo a peça de que precisava.

Contudo, enquanto retirava a peça da prateleira, foi atingido na cabeça pelo braço robótico, morrendo instantaneamente. Só foi encontrado meia hora depois, quando os colegas de trabalho perceberam seu sumiço.

presentes em nossas vidas em tarefas como aspirar a casa, identificar bombas ou mesmo explorar Marte, não tardarão a executar tarefas em que interagirão mais diretamente com os humanos, como em hospitais, escolas, casas de repouso, shoppings, entre outras.

Surgem desta perspectiva algumas preocupações:

Os robôs substituirão os humanos em todas as tarefas?
As pessoas preferirão viver em companhia de robôs sem os “defeitos” humanos, deixando de conviver com outras?
Robôs inteligentes terão os mesmos direitos que os humanos?
Chegará um momento em que sua inteligência poderá entrar em disputa com a raça humana?

O caso de Robert Williams rendeu um processo de US$ 10 milhões movido pela família de Robert, que alegou na ação que o robô não dispunha de mecanismos de segurança, faltando até mesmo algum tipo de sinal sonoro para alertar os trabalhadores de que estava por perto.

O juiz deu ganho de causa à família de Robert.

E você, como vê o futuro da humanidade junto com robôs?

O primeiro robô industrial