Em 12 de fevereiro de 2008, a empresa de tecnologia Nvidia Corporation anunciava seu novo chip Nvidia Tegra.

Tratava-se de um dispositivo do tipo “sistema em um chip” (system on a chipSoC), com o foco no uso em dispositivos móveis e em baixo consumo de energia, como celulares, tablets e assistentes digitais pessoais (PDAs)

Internamente, contempla um microprocessador baseado na arquitetura ARM, além uma GPU, controlador de memória e controlador de entrada/saída. Tudo integrado em um único componente, o que simplifica e barateia muito o projeto da placa de circuitos.

Seus primeiros modelos atuavam especialmente em operações com conteúdos multimídia, evoluindo posteriormente para funcionalidades envolvendo jogos e inteligência artificial.

Teve nesta data anunciado o primeiro modelo da linha, o Nvidia Tegra APX 2500, seguido pelo modelo Nvidia Tegra APX 2600 em fevereiro do ano seguinte, sendo os primeiros dispositivos a adotá-los os Microsoft Zune HD e Samsung M1.

Nvidia Tegra 2
Alguns outros modelos

É suportado por diversos sistemas operacionais, ente eles Linux, QNX, Windows Mobile/CE e Android.

Nos anos seguintes, foi sucedido pelos modelos Tegra 2 (3 de junho de 2010), Tegra 3 (9 de novembro 2011), Tegra 4 e 4i (1º de agosto de 2013), Tegra K1 (5 de janeiro de 2014), Tegra X1 (4 de janeiro de 2015), Tegra X2 (agosto de 2016), Tegra Xavier (março de 2019), Tegra Orin (2021) e Tegra Thor (2025?).

Chips da linha Nvidia Tegra foram também utilizados em diversos dispositivos, como: Samsung Galaxy Tab, Google Nexus, HTC One X, Xiaomi Mi 3 e o videogame Nintendo Switch.

E você, usou algum dispositivo que utiliza o SoC Nvidia Tegra?

Nvidia APX 2500 demo de 2008
Demonstração do Tegra em 2008