Em 06 de março de 2003, a fabricante norte-americana de chips Nvidia lançava sua 5ª geração de placas de vídeo Nvidia GeForce FX GeForce5.

Com suas especificações técnicas anunciadas quase um ano antes, chegava finalmente ao mercado a nova geração de unidades de processamento gráfico (GPU) Nvidia, a linha Nvidia GeForce FX, ou GeForce5.

Desde a divulgação das primeiras informações em março de 2002, foram meses de atraso e mudanças de datas, com lançamentos prometidos para maio, depois agosto e finalmente novembro daquele ano. Mas nenhuma das promessas da empresa se cumpriu.

Assim, mesmo com o anúncio oficial de lançamento durante a feira Comdex em novembro de 2002, o ano terminou com a concorrente ATI Radeon 9700 Pro sendo a placa mais rápida da temporada.

GPU Nvidia GeForce FX GeForce5 2
GeForce FX5800 Ultra: primeiro modelo, para um público exigente

Com a família iniciada pelo modelo top-de-linha GeForce FX 5800 ultra, teve introduzidas em seguida as versões GeForce FX 5600 e a GeForce FX 5200, focadas em outros segmentos de preço, possuindo ainda cada modelo variantes denominadas “Ultra” e “Go”, que alternavam quantidades de memória e velocidades de clock.

GPU Nvidia GeForce FX GeForce5 3
Nvidia GeForce FX5200

Projetada com o suporte às bibliotecas gráficas DirectX 7, 8 e 9 em mente, a nova série Nvidia GeForce FX introduzia ainda várias inovações, como tecnologia de transistores de 0,13 mícron, resultando em maior velocidade, menor consumo e menor geração de calor, 48 GB/s de largura de banda de memória, o suporte às memórias DDR2 , GDDR2 e GDDR3, sendo a primeira família a contar com barramento de dados superior a 128bits.

GPU Nvidia GeForce FX GeForce5 4
Nvidia GeForce FX5600

Seu primeiro modelo, a GeForce FX 5800 ultra, teve a peculiaridade de inaugurar novo ventilador de refrigeração (cooler) Flow FX, que, além de ocupar o espaço de dois slots da placa mãe do computador, produzia um elevado ruído. Este fato fez com que ganhasse o carinhoso apelido de “Dustbuster“, em alusão a um conhecido modelo de aspirador de pó.

Ao longo dos anos seguintes, como de costume, diversas novas variantes seriam ainda incluídas na família.

E você, teve algum exemplar da linha Nvidia GeForce FX?

Evolução da NVidia GeForce de 1999 a 2018
Vídeo utilizado para demonstração da capacidade da linha GeForce FX