Em 11 de outubro de 1999, a empresa norte-americana de tecnologia Nvidia fazia história e lançava a revolucionária GPU Nvidia GeForce 256 (NV10), que chegava pra substituir a antiga linha RIVA TNT2.

Descrita na época pelo fabricante como uma “Unidade de Processamento Gráfico” (GPU), a Nvidia GeForce 256 é considerada a primeira GPU do mundo, sendo também a primeira delas a ser comercializada sob o nome “GeForce“, inaugurando uma marca que se tornaria sinônimo de desempenho gráfico de alta qualidade.

Desenvolvida pela Nvidia Corporation, NVIDIA ou ainda nVIDIA, esta GPU pioneira estabeleceu novos padrões para desempenho gráfico e jogabilidade imersiva, integrando em um mesmo chip as funcionalidades de criação de polígonos, iluminação, transformação e renderização, desafogando o processador do computador dessas funções e permitindo efeitos gráficos mais avançados.

GPU Nvidia GeForce 256 2
Visão interna do chip

Construída a partir de 15 milhões de transistores, sua tecnologia de transformação e iluminação (T&L) por hardware era uma característica revolucionária, tornando, especialmente os aplicativos (e jogos) que manipulavam imagens em 3D, muito mais rápidos e com imagens muito mais realistas, melhorando significativamente a qualidade dos games, enquanto oferecia um desempenho gráfico inédito na época, muito superior ao dos seus concorrentes.

A GeForce 256 também introduziu o recurso de shaders programáveis, permitindo a criação de efeitos gráficos personalizados nos jogos, o que abriria o caminho para uma gama mais ampla de efeitos visuais, desde sombras dinâmicas até os reflexos em tempo real da atualidade.

Além dos recursos gráficos avançados, o chip também possuía uma poderosa capacidade de processamento de vídeo. Ele tinha capacidade de gerenciar saídas de TV e codificadores para padrões de vídeo NTSC/PAL integrados, suportando ainda entrada de vídeo S-VHS, vídeo composto e 3D estéreo.

GPU Nvidia GeForce 256 3
Um dos muitos modelos de placas de vídeo construídas com ele

O desempenho e as capacidades da GeForce 256 inspiraram também os desenvolvedores de jogos a criar títulos mais ambiciosos, como “Quake III Arena” e “MDK2“, que demonstrariam o potencial da GPU em oferecer gráficos de alta qualidade e jogabilidade envolvente.

O sucesso da GeForce 256 levaria ao desenvolvimento de várias gerações futuras família “GeForce”, que continuam até hoje a ser amplamente utilizadas em PCs gamers e estações de trabalho, estabelecendo a NVIDIA como uma das principais fabricantes de GPUs (ao lado da AMD com sua linha Radeon), graças à sua inovação contínua e desempenho excepcional em tarefas gráficas intensivas.

E você, lembra qual foi o primeiro modelo de placa da Nvidia com o qual teve contato? Para qual finalidade utilizava?

A evolução das placas Nvidia – 1999-2022
Demo “Bubble” da Geforce 256