Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 09 de novembro de 1972, a gigante IBM lançava seu novo sistema operacional para computadores tipo Mainframe, o sistema IBM DOS/VS.

O Disk Operating System/Virtual Storage (“Sistema Operacional de Disco/Armazenamento Virtual”), ou simplesmente IBM DOS/VS, tratava-se de uma nova versão do sistema operacional DOS/360, originalmente criado em 1965 para a linha System/360 (S/360) de Mainframes (computadores de grande porte) da IBM.

O DOS/360 foi um sistema concebido em função dos sucessivos atrasos na conclusão do seu irmão maior, o OS/360, que teria a missão de unificar sob um único SO, o suporte a todos os modelos de computadores fabricados pela empresa.

Isso obrigou a IBM a criar, além do DOS/360, outras variantes, denominadas: TOS/360 (tape), para uso em sistemas operados a partir de unidades de fitas magnéticas, e a BOS/360 (basic), uma versão mais “enxuta” para computadores com memória a partir de 8KB.

Esta nova versão, anunciada quando do lançamento da nova série de computadores System/370, adicionava ao sistema o suporte ao recurso de “memória virtual”, que passava a acompanhar o hardware da série 370, sendo capaz de mapear, num único espaço de endereçamento, até 16 megabytes para todas as partições combinadas.

O IBM DOS/VS aumentou também o número de partições do sistema (algo como as máquinas virtuais que conhecemos atualmente) de três (chamadas Background, Foreground 1 e Foreground 2) para cinco (Background e Foreground  de 1 a 4) e permitiu um total de quinze subtarefas em todo o sistema.

Importante lembrar aqui que o conceito de Máquina Virtual já existia no Mainframes IBM desde a década de 60!

E você achando que o VMware e o VirtualBox tinham inventado isso. 😊

Esta primeira versão do DOS/VS receberia a identificação numérica de “Release 28”, indicando se tratar de uma atualização incremental do já conhecido DOS/360, mas que, embora oferecesse recursos semelhantes, trazia ainda diversos aprimoramentos.

O DOS/VS seria posteriormente substituído pelos sistemas: DOS/VSE (Virtual Storage Extended, 1979) e VSE/SP (System Product, 1984), VSE/ESA (Enterprise Systems Architecture, 1990) e z/VSE (série Z, 2005).

Algumas das fontes pesquisadas também indicam o dia 02 de agosto de 1972 como data de anúncio deste novo sistema, juntamente com o VM/370.

Íntegra do original do manual de gerência do IBM DOS/VS:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
Para conhecer ou relembrar:

Quem ter uma experiência de operar um computador Mainframe IBM? Aqui neste endereço está disponível para download um emulador super completo, bem com instruções de instalação e uso.


E você, chegou a conhecer algum computador tipo Mainframe?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Vídeo institucional da IBM sobre o VM/370 e o armazenamento virtual (1972)
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *