Em 10 de novembro de 1992, a empresa estadunidense de tecnologia DEC lançava os primeiros modelos do computador DEC 3000 AXP.

Fabricados pela Digital Equipment Corporation (DEC), a linha DEC 3000 AXP foi um conjunto de servidores e estações de trabalho baseados na arquitetura de microprocessadores RISC de 64bits Alpha AXP (ou simplesmente DEC Alpha), também criada pela própria empresa, projetada para oferecer alto desempenho e eficiência energética.

computador DEC 3000 AXP 2
Vista traseira de um exemplar do modelo 300

Primeira geração baseada nos novos microprocessadores, teve como modelos iniciais os DEC 3000 AXP model 400 (desktop) e DEC 3000 AXP model 500 (para rack), lançados na data de hoje.

Nos anos que se seguiram, outros modelos foram adicionados à família, como o DEC 3000 AXP Model 300(L), DEC 3000 AXP Model 300(L)X (08 de fevereiro de 1994), DEC 3000 AXP Model 500X (20 de abril de 1993), DEC 3000 AXP Model 600 (13 de outubro de 1993), DEC 3000 AXP Model 700 (21 de julho de 1994), DEC 3000 AXP Model 800 (13 de outubro de 1993) e DEC 3000 AXP Model 900 (21 de julho de 1994), cada um com diferentes configurações de desempenho e capacidade de expansão.

Os modelos DEC 3000 AXP tinham hardware inicialmente baseado nos microprocessadores DECchip 21064 (EV4) e posteriormente no DECchip 21064A (EV45), herdando vários recursos dos modelos de estação de trabalho DECstation anteriores.

computador DEC 3000 AXP 3
Vista interna de um exemplar do modelo 300

Quanto ao software, operavam comumente com sistemas operacionais baseados em Unix, como o DEC OSF/1 AXP (mais tarde renomeado como Digital UNIX), ou ainda o OpenVMS AXP (mais tarde renomeado como OpenVMS), oriundo dos antigos sistemas VAX.

Foram computadores notáveis, com um desempenho impressionante na época, projetados para atender às demandas de aplicações técnicas e científicas que requeriam poder de processamento substancial e manipulação de grandes volumes de dados.

Eram equipamentos populares em ambientes que necessitavam de intensivo processamento de dados, como simulações, modelagem científica e design assistido por computador (CAD).

computador DEC 3000 AXP 4
O microprocessador DEC Alpha, que equipava as estações DEC 3000

Uma das importantes características da arquitetura Alpha AXP era a compatibilidade binária entre gerações, o que garantia que programas compilados para uma versão atual poderiam ser executados em sistemas futuros, sem a necessidade de recompilação, como acontece com os computadores tipo PC baseados na arquitetura x86.

Em 1998, a DEC seria adquirida pela Compaq Computer Corporation, que manteria a linha DEC 3000 AXP, agora sob a marca Compaq AlphaServer.

Contudo, em função da parceira da Compaq com a Intel para o desenvolvimento do processador Intel Itanium, o projeto da CPU Alpha foi meio que “deixado de lado” pela empresa, decisão que permaneceria após a nova aquisição pela Hewlett-Packard (HP), sendo definitivamente abandonado em 2001.

computador DEC 3000 AXP 5
Alguns dos modelos produzidos

A arquitetura Alpha AXP deixaria um legado duradouro na indústria de computação, cujos princípios de design e tecnologias desenvolvidas para os sistemas Alpha continuaram a influenciar o desenvolvimento de CPUs e servidores de alto desempenho, como seria o caso das primeiras gerações dos microprocessadores AMD Athlon.

A série DEC 3000 AXP seria substituída no final de 1994 pelos modelos de estações de trabalho AlphaStation e e servidores AlphaServer,.

E você, utilizou algum dos modelos de estações de trabalho da DEC no passado?

Conhecendo um DEC 3000 AXP por dentro
A placa mãe do DEC 3000 AXP