Em 14 de abril de 2003, a Mozilla Foundation dava outro nome ao seu novo projeto de navegador Mozilla Phoenix.

Iniciado em 1998, o projeto Mozilla, criado pela antiga Netscape Communications após reconhecer ter perdido a batalha contra o navegador Internet Explorer da Microsoft, buscava uma forma colaborativa de criar um novo navegador internet que herdasse o legado deixado pelo Netscape Navigator.

Estes esforços culminaram no lançamento, em 2002, do navegador “Phoenix” (Fênix), uma alusão àquele pássaro da mitologia grega que renascia das próprias cinzas.

Talvez querendo dizer nas entrelinhas que a Netscape não estava morta e pretendia ressurgir 😊.

Contudo, por conta desta marca já pertencer ao antigo fabricante de sistemas de BIOS para computadores (a Phoenix Technologies, lembram?) precisaram rebatizar o navegador.

navegador Mozilla Phoenix era rebatizado 2
Firebird: a segunda versão

Escolheriam então, em 14 de abril de 2003, o nome “Firebird” (“pássaro de fogo”).

Olha a Fênix aí de novo! Insistiam nessa temática… 😁

Só que, mais uma vez, a escolha trouxe problemas…. Já existia um sistema de gerenciamento de banco de dados com este nome. Cadê o estagiário que não pesquisou isso antes?

Ainda assim, persistiram na escolha, passando a utilizar no aplicativo o nome “Mozilla Firebird”.

navegador Mozilla Phoenix era rebatizado 3
Finalmente: o Firefox
O Mozilla Firefox

Passados quase um ano desde a última mudança de nome, depois de muitas reclamações de usuários e desenvolvedores, o navegador seria novamente rebatizado em 09 de fevereiro de 2004, assumindo definitivamente a identidade pela qual o conhecemos até hoje:Mozilla Firefox”.

E você, lembra de ter usado as primeiras versões Mozilla Phoenix e Mozilla Firebird? Como eram?

Navegadores populares 1993-2020