Em 15 de abril de 1977, começava no Civic Auditorium and Brooks Hall de São Francisco/EUA, a primeira edição da Feira de Computadores da Costa Oeste (West Coast Computer Faire), a histórica feira de informática norte-americana.

Organizada pelo matemático e professor Jim Warren e por Bob Reiling, do Homebrew Computer Club, foi durante alguns anos considerada como maior feira de informática do mundo, tendo como principal objetivo difundir e popularizar os computadores pessoais.

A primeira feira de computadores da costa oeste 2
Material publicitário de divulgação do evento

Primeiro evento do gênero na história, despertou enorme interesse das então “jovens” empresas que viriam futuramente a se tornar gigantes do setor, como Zilog, Apple Computer, MITS, Byte Shop, National Semicondutor, Osborne Computer, MOS Technology, Shugart Associates, dentre muitas outras.

Contou com grande divulgação na imprensa especializada da época, além da participação massiva dos membros do Homebrew Computer Club, cujo redator do jornal era um dos organizadores do evento.

Sua primeira edição se iniciava com seus mais de 180 expositores trazendo ao público em geral várias opções de computadores pessoais, tanto em forma de kits para montagem quanto modelos prontos para uso.

A primeira feira de computadores da costa oeste 3
O jornal do Homebrew Computer Club (HCC) convidava a todos os seus membros para a feira

Era o ano em que o mundo conhecia os três modelos de microcomputadores que marcariam definitivamente a história: o Commodore PET 2001, o Apple II e o RadioShack TRS-80, a “trindade de 77“, sendo que os dois primeiros foram publicamente lançados exatamente durante o evento.

Era unânime entre os participantes a opinião de que o Apple II foi o item que despertou o maior interesse dos que passaram por lá. Este fato é inclusive retratado em uma das cenas do filme os Piratas do Vale do Silício (1999), quando, após a abertura das portas, todos invadem o estande da Apple.

O Commodore PET 2001 também estava lá sendo exibido. Mas mesmo a presença Chuck Peddle no estande, criador tanto do seu projeto quando do microprocessador MOS 6202, não foi suficiente para desviar a atenção do multicolorido Apple II.

A primeira feira de computadores da costa oeste 4
Chamada da Byte Magazine onde são mostrados alguns dos expositores participantes

E imaginar que, pouco tempo antes disso, a Commodore tinha desistido de comprar a Apple, preferindo produzir seu próprio modelo. Será que teria existido um Apple Amiga? Ou um Commodore Macintosh?

Ao longo dos três dias da mostra, mais de 12mil pessoas visitaram a feira, mais do dobro do esperado, que puderam presenciar o início da revolução que mudaria a vida de todos.

Muitos escritores associam a realização da feira ao nascimento da indústria dos computadores pessoais, sendo considerado um dos eventos mais significativos da história da informática.

A primeira feira de computadores da costa oeste 5
Neste evento foram apresentados ao mundo o Apple II e o Commodore PET2001

Jim Warren, um dos organizadores, relembraria anos depois o clima do evento:

“Tínhamos filas rodando o prédio e ninguém se irritou. Ninguém foi grosseiro. Não sabíamos o que estávamos fazendo, os expositores não sabiam o que estavam fazendo e os participantes não sabiam o que estava acontecendo, mas todos estavam empolgados, simpáticos e pouco exigentes. Foi uma tremenda animação.
As pessoas apenas paravam e conversavam: ‘Ah, você tem um Altair? Conseguiu resolver aquele Problema?’ E ninguém se aborrecia.”

Sua 16ª e última edição ocorreu em 1991.

E você, qual foi a sua feira de computadores mais marcante?

Cena dos filme “Jobs”
Cena dos filme “Piratas do Vale do Silício”