Em 27 de novembro de 1998, a japonesa SEGA lançava na sua terra seu 5º e último console, o videogame Sega Dreamcast.

Último console da empresa, o SEGA Dreamcast tratava-se do primeiro membro da 6ª geração de consoles, que posteriormente incluiria os Sony PlayStation 2, Nintendo GameCube e Microsoft Xbox.

Chegava para tentar resgatar o sucesso anteriormente obtido com o console Megadrive/Genesis, bem como sua participação no mercado de consoles, depois dos seguidos fracassos com os Sega 32X, Sega CD e Sega Saturn.

Com um projeto iniciado em 1997, num momento em que a SEGA já anunciava a morte do console Saturn, o Dreamcast buscava uma solução que reduzisse os custos de produção, utilizando componentes mais baratos em sua construção.

Liderados pelo projetista japonês Hideki Sato, nascia assim o novo videogame, que contava com uma CPU Hitachi SH4 operando a 200MHz de velocidade, processador gráfico PowerVR da VideoLogic e fabricado pela NEC, processador de som Yamaha AICA, memória RAM principal de 16MB, memória RAM de vídeo de 8MB e memória RAM de áudio de 2MB.

videogame Sega Dreamcast 2
Partes internas

Foi o primeiro console a incluir um modem integrado e a suportar uma conexão com a Internet para jogos online. Seus antecessores, como o Megadrive/Genesis e o Saturn, até tinham alguns recursos online, mas que, além das funcionalidades muito limitadas, exigiam um hardware extra.

Tendo na época do lançamento como concorrentes o Sony Playstation e o Nintendo 64, foi inicialmente bem-sucedido, sendo considerado pelos críticos um videogame à frente do seu tempo.

Foi um dos consoles de maior sucesso da SEGA, vendendo 500mil unidades em apenas duas semanas, das quais 225mil nas primeiras 24h. Como resultado, a empresa se viu incapaz de atender a todos os pedidos, em função da falta de componentes no mercado.

Mas a SEGA veria todo este sucesso se esvaziar, na medida em que a Sony começava a divulgar detalhes do seu próximo console, o PlayStation 2, que só chegaria quase um ano e meio depois do lançamento Dreamcast.

Esta questionável estratégia de vaporware”, para minar as vendas da concorrência criando expectativas em relação a um futuro lançamento, já havia sido usada em outras ocasiões da história.

videogame Sega Dreamcast 3
Algumas variantes

Fato é que, mesmo com mais de 9 milhões de unidades vendidas, os indicadores comerciais não estavam agradando a SEGA e em 31 de março de 2001 a empresa comunica que interromperia a produção do console.

Assim, após 18 anos fabricando consoles de videogames, a SEGA se retira definitivamente do mercado, dedicando-se exclusivamente à produção de jogos.

Era o fim de uma era.

O console chegaria ainda em 9 de setembro de 1999 na América do Norte e em 14 de outubro de 1999 na Europa.

E você, qual o melhor console da SEGA na sua opinião?

Os 100 melhores jogos do Dreamcast em 10 minutos