Em 29 de outubro de 1988, a fabricante SEGA lançava no Japão o seu vídeo game de 4ª geração SEGA MegaDrive, também conhecido como SEGA Genesis nos EUA.

Terceiro console da empresa e o primeiro de 16bits, o SEGA MegaDrive (MD) vendeu mais de 30 milhões de unidades em todo mundo, dos quais 20 milhões só nos EUA, onde só chegaria no ano seguinte, rebatizado como Genesis.

No Brasil, desembarcaria “oficialmente” só em 1990, pelas mãos da empresa de brinquedos tecnológicos TecToy.

Embora seu console anterior, o Master System, tenha feito razoável sucesso no Brasil e Europa, não conseguiu grande penetração nos mercados americano e japonês, dominados pelos consoles de 8bits NES/Famicom da Nintendo.

videogame SEGA MegaDrive Genesis 2
Outras versões

Para o desenvolvimento do SEGA MegaDrive, os projetistas buscaram criar um equipamento que fosse “excepcional”, capaz de concorrer com o que se tinha de melhor para jogos na época no segmento de 16bits: os computadores Commodore Amiga e Atari ST.

E foi por conta destes computadores que foi feita a escolha do microprocessador Motorola 68000 como “cérebro” do console, visto que ambos o tinham como CPU principal.

Sua chegada no Japão, um ano depois do lançamento do primeiro console de 4ª geração, o NEC PC Engine/TurboGrafx-16, teve uma boa recepção e um relativo sucesso inicial. Contudo, com o início da comercialização da unidade de CD para o PC Engine, as vendas começaram a desandar novamente.

Outra dificuldade era que o SEGA MegaDrive também precisava desbancar os computadores “gamers” japoneses, como o MSX2, o NEC PC-98 e o Sharp X68000, que também lutavam por uma fatia desse “bolo”.

Mas foi com o Super Famicom/Super Nintendo (SNES), o seu principal concorrente, que viria a disputar uma batalha acirrada na terra do sol nascente, com a SEGA perdendo novamente espaço para as concorrentes NEC e Nintendo.

Mas uma reviravolta aconteceria com o lançamento da versão norte-americana, o Genesis, quando a maior guerra de consoles da história se estabeleceria por lá.

Esta batalha tornaria a vida da Nintendo ainda mais difícil com o lançamento do jogo SONIC em 1991, que levaria a SEGA a deter 65% do mercado de games nos anos seguintes.

videogame SEGA MegaDrive Genesis 3
Acessórios

Posteriormente, o MegaDrive ganharia ainda novos acessórios que ampliariam seus recursos: o Sega Power Base (para rodar cartuchos do Master System), o Sega CD/Mega-CD (para executar jogos a partir do CD), o SEGA 32X (que incrementava seu poder de processamento), dentre outros.

Nos anos seguintes, a SEGA também lançaria versões remodeladas e mais compactas do console.

Contudo, estes lançamentos não foram capazes de assegurar, por muito tempo, a vantagem da SEGA com o MegaDrive que, aliados a falhas de marketing e ao lançamento prematuro do SEGA Saturn, viram sua hegemonia simplesmente derreter, até ser definitivamente cancelado no Japão em 1995.

E você, acha melhor o MegaDrive ou o Super Nintendo?

Os 100 melhores jogos do MegaDrive
Review do MegaDrive/Genesis